Ford Focus 100% elétrico irá para as ruas ainda esse ano
Os carros elétricos estão cada dia mais próximos das ruas. O último a ser apresentado no mercado internacional foi o Ford Focus Elétrico. Lançado no início de janeiro, o Focus 2012 pode alcançar até 136 km/h e percorrer 155 quilômetros com uma única carga – e sem emitir nenhum gás poluente na atmosfera.

Dotado de uma bateria de íon-lítio de até 23 KW, o novo Ford Focus promete revolucionar o mercado dos automóveis elétricos ainda neste ano, quando deverá chegar ao mercado norte-americano.

Com um visual repaginado, a traseira do hatch foi totalmente modificada e as tradicionais lanternas que se estendiam sobre o porta-malas foram substituídas por formas arredondadas. A frente também ganhou um visual diferente, com grades e faróis de led maiores e rodas aro 17".

No interior do veículo, o motorista contará com um sistema Keyless (onde o uso da chave é substituído por um botão de ignição), além de um painel de controle totalmente touch screen.

Os donos do elétrico ainda poderão optar pelo sistema MyFord Touch, onde o motorista terá informações sobre o carro e todo o sistema elétrico disponíveis no painel de controle, além de poderem baixar uma aplicativo para smartphones onde terão acesso às estatísticas de consumo e recarga diretamente na tela do celular.

Por falar em recarga, esta poderá ser feita em uma a central de 240 volts oferecida pela montadora como opcional, que carregará o carro em até 3 horas. O carregador de fábrica será de 120 volts.

Para aumentar a duração da carga, o carro conta com um sistema de regeneração energética. Esse mecanismo aproveita a energia das frenagens e a armazena na bateria para gerar mais potência para a aceleração.

Tanta tecnologia rendeu ao carro o prêmio Green Car Vision Award 2011, concedido pela Green Car Journal no final de janeiro. "A preparação do terreno por parte da Ford, com tecnologias tão avançadas e sensatas, mostra a compreensão do que é necessário para levar mudanças fundamentais ao mercado, sem sacrificar os recursos e o prazer em dirigir tão importante aos donos de veículos novos", destacou o editor-chefe revista, Ron Cogan.

O preço estimado do novo Ford Focus ainda não foi divulgado e por enquanto ele só será vendido em alguns estados nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação