O governador Iberê Ferreira anunciou na tarde de ontem as medidas que serão tomadas para a retirada dos presos provisórios das delegacias do Rio Grande do Norte. Os pontos principais anunciados pelo governo foram a nomeação de 400 novos agentes penitenciários e a criação de mais 1.040 novas vagas.
Na ocasião, o governador assinou ordens de serviço para a construção das cadeias públicas de Macau e de Ceará-Mirim, nomeou 400 novos agentes penitenciários e anunciou o ingresso de mais 90 que passarão a fazer parte da estrutura penitenciária do Estado.
De acordo com o governador, as cadeias públicas de Macau e de Ceará-Mirim irão abrir mais 400 vagas no sistema penitenciário (200 em cada uma) e representam investimentos do Estado de R$ 7,87 milhões. Iberê anunciou para este mês a inauguração da Cadeia Pública de Nova Cruz, na região Agreste.
Nas medidas figuram ainda a construção de uma ala para presos provisórios em Alcaçuz. "A nova ala de Alcaçuz será construída através da tecnologia de pré-moldados e deverá ser concluída em até 120 dias, criando mais 400 novas vagas", disse Iberê.
Durante o pronunciamento, o governador assegurou a conclusão da obra de ampliação da Cadeia Pública de Mossoró, que abrirá mais 100 vagas.
À solenidade de anúncio das medidas, que aconteceu às 15h de ontem, na sede da Governadoria, estiveram presentes o desembargador Rafael Godeiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado; e o juiz Ivan Lira de Carvalho, presidente do Fórum da Justiça Federal do RN.
Medidas anunciadas pelo governador
Nomeação de 400 novos agentes penitenciários
- Construção de uma ala para presos provisórios em Alcaçuz;
- Início das obras de duas cadeias públicas, em Macau e Ceará-Mirim;
- Reforma de dois prédios da Secretaria de Segurança e Defesa Social em Macaíba e em Natal;
- Inauguração da Cadeia de Nova Cruz.
PREVISTAS
- Obra de ampliação da cadeia pública de Mossoró.
- Construção de presídio em Lajes;
- Adequação de uma cadeia pública para presos provisórios em Mossoró;
- Cadeia pública de Parelhas;
- Cadeia pública de Currais Novos;
- Penitenciária para jovens e adultos em Macau;
- Penitenciária de mulheres em Mossoró.
FONTE: A E NOTÍCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário