Reajuste se deve a uma série de aumentos e insumos absorvida pela indústria, revela o presidente do Sincramirn, Roberto Serquiz.
A partir de amanhã (1º), os consumidores terão que pagar um preço mais alto pelo galão de água mineral. O garrafão, que antes era comprado por aproximadamente R$3,50 passa a ter custo médio de R$ 4,50.O reajuste, conforme explica o presidente do Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Rio Grande do Norte (Sicramirn), Roberto Serquiz, se deve a uma série de aumentos e insumos absorvidos pelo setor.
“O consumidor precisa lembrar que, ao comprar o garrafão, ele não está pagando somente pela água, mas também por outros componentes – a exemplo da embalagem, do lacre e do rótulo”, afirma. Além disso, ele fala que os vendedores tinham de dispensar verba para reajustes reais com pessoal, energia elétrica e outros gastos.
“Chega um momento que é inevitável: ou aumenta ou não dá para manter o negócio. Outro gasto sobre o qual o consumidor precisa estar ciente é o da entrega. Quando você pede qualquer serviço por moto-entrega, é preciso pagar o valor do frete”, completa.
Apesar disso, Roberto Serquiz estima que o preço do galão no estado seja um dos menores do Brasil. Em outros estados do Nordeste – como Piauí, Pernambuco e Ceará – o preço do garrafão de 20 litros varia entre R$ 5 a R$ 7. Se avaliados os custos no sul-sudeste do país, ele pode subir para aproximadamente R$ 8.
Ao todo, 16 empresas estão em operação no RN. Além destas, uma outra já foi autorizada e deve começar em breve suas operações. Para Serquiz, este é um setor com grande demanda de serviços, o que faz com que os empreendedores queiram investir nele.
Validade do garrafão
Além do preço da água, os consumidores precisam ficar atentos a outro fator: o prazo de validade dos garrafões. Segundo determinação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), as embalagens de 10 e 20 litros terão validade de 3 anos a contar da data de fabricação.
Diante disso, o Sincramin está orientando os pontos de venda a alertarem os compradores para este fato.
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