domingo, 26 de setembro de 2010

ELEIÇÕES NA INTERNET - Candidatos usam sites e redes sociais em campanha

As campanhas das eleições estaduais de 2010 estão sendo marcadas por algumas especificidades podendo se destacar uma forte polarização entre candidatos e a presença da Internet como um dos mais importantes meios de campanha. No Rio Grande do Norte é difícil encontrar um candidato que não seja assíduo usuário do twitter (uma forma de blogar usando um microblog), um site personalizado, facebook, orkut, blogs... Rosalba Ciarlini, candidata do DEM; Iberê Ferreira, do PSB; e Carlos Eduardo Alves, do PDT; dispõem de robustos portais eletrônicos que englobam as mais variadas ferramentas da mídia virtual. Estes espaços diferem praticamente somente em peculiaridades criadas com o intuito de personificar cada endereço – azul e rosa, no caso de Rosalba; verde e azul, no de Carlos Eduardo; e vermelho, no de Iberê Ferreira.
Foto:Júnior Santos
Candidatos divulgam mensagens nas redes, mas marqueteiros admitem que internet ainda não é o principal instrumento de campanha

A coligação “Vitória do Povo”, por exemplo, criou um espaço eletrônico interligando, também virtualmente, as campanhas de Iberê e de Wilma de Faria, candidata ao Senado. Ambos dispõem de um mesmo modelo interativo e mesma estrutura de mídia, embora o valor gasto pelo governador com o serviço, conforme declaração à Justiça Eleitoral, seja até agora 5 vezes maior que o da ex-governadora (veja retranca). O material de campanha de Iberê e Wilma (pelo menos no que diz respeito a mídia virtual) não explora à exaustão a parceria com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Com os mesmos artifícios virtuais que os demais candidatos, como depoimentos de personalidades, espaço para veiculação de vídeos (TV Rosa), áudios (Rádio Rosa) e um portal com notícias diversas, o site de campanha da candidata do DEM, Rosalba Ciarlini, atrela sua imagem, logo de cara, às candidaturas de José Agripino (DEM) e Garibaldi Alves (PMDB), sugerindo, assim, o voto casado. Garibaldi, da coligação “Por um Rio Grande do Norte Melhor”, faz parte de uma aliança distinta da dos democratas. Também foi disponibilizado, no portal de Rosalba Ciarlini, um espaço reservado ao candidato a vice da coligação, o deputado estadual Robinson Faria, procedimento este não adotado no site de Iberê, cujo vice é o ex-secretário do Gabinete Civil de Wilma de Faria, Vágner Araújo.

Assim como Rosalba, o candidato Carlos Eduardo Alves também reservou um espaço de destaque para o companheiro de chapa, candidato a vice, Álvaro Dias (PDT), e ainda para Sávio Hacradt (PC do B), que disputa uma vaga no Senado. Também podem ser percebidas, logo que se acessa o portal de notícias da coligação “Por um Rio Grande do Norte Melhor”, fotografias do pedetista ao lado da candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, e do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Carlos Eduardo também reserva um espaço para que o internauta possa se comunicar enviando críticas e sugestões.

Internet ainda não é ‘principal ferramenta’

O marqueteiro da coligação “Coragem para Mudar”, Osair Vasconcelos, afirmou que tem sido satisfatório no âmbito da campanha do candidato Carlos Eduardo Alves (PDT) a utilização de ferramentas originárias da internet. “Muitas vezes soltamos um comercial no site e divulgamos no twitter, no blog, no orkut, e imediatamente temos a resposta”, destacou ele. Para Osair, o twitter e o blog, além das inserções variadas que foram feitas ao longo da campanha no site, constituem-se em uma mescla de serviços que culminam em um resultado esperado.

Osair Vasconcelos explicou ainda que foram contratados dois jornalistas que se debruçam em todo o campo das redes sociais.

Alexandre Macedo, marqueteiro do candidato Iberê Ferreira de Souza, enfatizou que embora entenda que os instrumentos disponíveis na internet se multiplicam a cada campanha, estes ainda não se constituem na principal ferramenta de divulgação. “Em 2010 vimos um grande avanço neste sentido, mas a internet ainda não se tornou, na prática, a grande mídia política/eleitoral”, opinou Alexandre Macedo.

A reportagem enviou perguntas aos marqueteiros das principais coligações. Somente o representante da candidata Rosalba Ciarlini, Arturo Arruda Câmara, não enviou resposta.

Deputado federal tem maior número de seguidores

O deputado federal Fábio Faria (PMN) dispõe de 18.358 seguidores no twitter, o que o torna o político potiguar com maior popularidade entre usuários do microblog. Fábio, figura cativa em sites de entretenimento de alcance nacional, não possui, contudo, 2% do número de seguidores de sua namorada, a humorista Sabrina Sato, que detém mais de 1,1 milhão de pessoas acompanhando-a no site. Ele emprega a ferramenta, hoje utilizada por parcela considerável da população brasileira, para divulgar propostas, responder indagações de eleitores e até divulgar as caminhadas que faz durante a campanha.

E se Fábio Faria é o político local com o maior número de acompanhadores no twitter, o senador José Agripino Maia (DEM), que soma 13.660 seguidores, foi o pioneiro a utilizar a ferramenta entre os parlamentares do Rio Grande do Norte e um dos primeiros do Brasil. Ele passou a ser usuário a partir de maio de 2009.

Entre os candidatos ao governo Rosalba Ciarlini (DEM), com 7.449 seguidores, apresenta o maior potencial entre os usuários do microblog; Iberê Ferreira de Souza aparece com 4.758 seguidores e Carlos Eduardo Alves com 1.423. Dos concorrentes para a vaga de senador, Garibaldi Alves aparece com 6.162 seguidores e Wilma de Faria com 6.181. Os deputados Henrique Alves (PMDB), com 2.883, e João Maia (PR), com 2.647, também despontam entre os deputados federais com mais popularidade face o termômetro chamado twitter.

Campanha de Iberê gasta R$ 80 mil com internet

No formulário de prestação de contas dos candidatos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está o quesito “criação e inclusão de páginas na internet”. Poucos foram os candidatos potiguares que já declararam os valores dispendidos com o serviço. Iberê Ferreira de Souza, da coligação “Vitória do Povo”, declarou ter feito o mais alto gasto – R$ 80 mil. Os candidatos Carlos Eduardo Alves e Rosalba Ciarlini não apresentaram ainda a despesa oriunda das páginas da internet. O prazo para apresentar a prestação de contas de campanha acaba no início de outubro. O TSE dividiu o prazo para as coligações em três períodos .A primeira se deu em 3 de agosto e a segunda em 3 de setembro.

Além de Iberê Ferreira, o deputado federal João Maia (PR) declarou ter gasto R$ 7 mil com a criação e inclusão de páginas na internet; Garibaldi Alves R$ 5.363 mil; Wilma de Faria R$ 4 mil; Fátima Bezerra R$ 3 mil; e os deputados Sandra Rosado e Felipe Maia pouco mais de R$ 1,3 mil cada um.

Candidatos de chapas que não polarizam a eleição, como é o caso de Hugo Manso (PT) e Sávio Hackradt (PC do B), ambos concorrentes ao Senado, não possuem páginas na internet, limitando-se os dois a utilizarem da ferramenta twitter. Além disso, à exceção de Rosalba Ciarlini, Carlos Eduardo e Iberê Fereira os demais candidatos ao governo não devem declarar gastos com a criação de utensílios virtuais.

Da Tribunadonorte.com.br

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