sexta-feira, 18 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO - UFRN e UFERSA no grupo das melhores

O Ministério da Educação divulgou na tarde de ontem a relação do Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia com conceito de 1 a 5 as instituições de ensino superior do país. Das 2.176 universidades e faculdades avaliadas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido obtiveram IGC 4, e estão entre as 158 melhores do país. Das 683 instituições com conceito 1 e 2, considerado insatisfatório pelo MEC, oito são do RN.

"Observamos que a UFRN melhorou de uma maneira geral dentro da avaliação do IGC de 2010 para esse ano, que foi divulgado ontem. O nosso IGC permaneceu 4,  mas foi observado que no contínuo passamos de 341 para 349 pontos", destacou o Pró-reitor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Adelardo Medeiros. O IGC engloba notas de 0 a 500, e os 349 pontos da UFRN remetem a nota 4 no IGC, segundo explicações de Adelardo Medeiros.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério da Educação, o Índice Geral de Cursos (IGC) é uma das medidas usadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória; abaixo de dois a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.

AVALIAÇÃO

No Rio Grande do Norte oito instituições tiveram IGC 2. As instituições que tiveram nota insatisfatória serão supervisionadas pelo Governo Federal. A assessoria de comunicação do MEC informou na tarde de ontem que as instituições que tiveram conceito 2 ou 1 não significa que todas as universidades podem fechar. Apenas que elas serão avaliadas e o podem ter que passar por mudanças na estrutura dos cursos para que passem a atingir a melhora da instituição no índice do IGC, como por exemplo reduzir o número de alunos nos cursos ou ter que contratar mais professores mestres e doutores.

QUALIDADE DO ENSINO
Índice Geral de Cursos das instituições de ensino superior no RN

Conceito 4 e 5 - BOM

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - IGC 4
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - IGC 4

Conceito 3 - RAZOÁVEL

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - IGC 3
Universidade Potiguar (UNP) - IGC 3
Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX) - IGC 3
Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN) - IGC 3
Faculdade de Natal (FAL) - IGC 3
Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC) - IGC 3
Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (FATERN) - IGC 3
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IGC 3

Conceito 1 e 2 - INSATISFATÓRIO

Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal - IGC 2
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Chisti -  IGC 2
Faculdade União Americana - IGC 2
Faculdade Câmara Cascudo - IGC 2
Faculdade do Seridó - IGC 2
Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias - IGC 2
Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves - IGC 2
Faculdade Católica Santa Terezinha - IGC 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário