quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estado cobra dos municípios melhor gerenciamento dos Pronto-Atendimentos

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, recebeu ontem (31), em seu gabinete, a Promotora de Saúde, Iara Pinheiro e os Secretários de Saúde dos municípios de Pau dos Ferros, Caicó, Macaíba, Assu, Natal, Currais Novos e Parnamirim, para tratar sobre a resolutividade dos Pronto-Atendimentos existentes nessas cidades.
 
A Promotora questionou os secretários municipais sobre o atendimento nessas unidades hospitalares, que quase sempre não cumprem seu papel - de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Isto sobrecarrega os hospitais localizados na capital e diminui o nível de qualidade do atendimento, devido a superlotação gerada. "Os municípios precisam assumir suas responsabilidades na gestão da saúde. Essa ausência de resolutividade vem gerando há anos uma demanda muito alta para a Sesap, que não suporta mais", falou Iara Pinheiro.
 
Para Domício Arruda, ações já iniciadas vêm resolvendo os problemas no atendimento em algumas regiões como Assu, que reabriu o Pronto-Atendimento, Caraúbas e Pau dos Ferros, que intensificaram a realização de cirurgias eletivas. Mas, na região Metropolitana há uma demanda maior que os leitos disponíveis no hospital Walfredo Gurgel. "Precisamos de um hospital em Natal para suprir a demanda de trauma-ortopedia existente atualmente", disse o secretário.
 
Nesses primeiros oito meses de governo, apenas 34 municípios do Rio Grande do Norte ainda não são considerados plenos na Média e Alta Complexidade. Ao todo, 133 municípios do RN, que estão nesse bloco, de acordo com a regionalização e a hierarquização do SUS, constituem para os gestores municipais, uma série de responsabilidades relativas aos serviços e procedimentos relevantes à garantia da assistência ao cidadão. Nesse bloco, de acordo com o Pacto da Saúde, as três esferas de governo têm um papel importante a ser desempenhado sistematicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário