sábado, 26 de novembro de 2011

COPA 2014 - Concluída a demolição do Machadão

A "Era Machadão" chegou ao fim. A última parte do estádio de Lagoa Nova, que faltava ser derrubada, para dar lugar a Arena das Dunas, foi ao chão na tarde desta sexta-feira, dia 25 de novembro. Mais precisamente às 14h56. O antigo portão 5, que servia de entrada para a torcida do América, que costumava assistir as partidas do seu time ao lado direito das cabines de rádios, foi derradeira parte a ser demolida pelas máquinas que trabalham no local. Mas, no momento da ação, o João Cláudio de Vasconcelos Machado parecia não querer ficar apenas na memória dos potiguares. Na primeira investida, o cabo de aço colocado nas máquinas, que servia para puxar a estrutura, rompeu, o que atrasou a conclusão da obra.
Terminada a demolição, o Governo, através da Secopa, estima que até março do próximo ano as fundações da Arena das Dunas estarão prontas, o que concluirá uma nova fase da construção do estádio

Mas, o sopro de alívio para alguns saudosistas, que não admitiam a derrubada do Machadão, durou apenas alguns minutos. Na segunda tentativa, enfim, a estrutura veio ao chão, levantando poeira pela Avenida Prudente de Morais. "Estamos conseguindo avançar com as obras dentro do que foi planejado para este ano. Tudo que estava previsto, foi cumprido, rigorosamente", afirmou Demétrio Torres, secretário da Secopa, órgão do Governo Estadual responsável pelo andamento das obras da Copa de 2014.


Com a conclusão das obras de demolição do Machadão concluídas, agora, de acordo com o secretário, o importante é olhar para o futuro. As fundações da Arena das Dunas é a próxima etapa a ser iniciada. "O importante é raciocinar para os próximos passos. Vamos começar um etapa muito importante, que é o início das obras de fundações da Arena das Dunas. Devemos ter tudo pronto até a metade de dezembro, para que, em março do próximo ano, essa etapa esteja concluída", informou Torres. A Central de Bilheterias do antigo Machadão e a caixa d´água que fica no mesmo local, devem ser demolidas nas próximas semanas.


Com início no dia 21 de outubro, a demolição do Machadão ocorreu de maneira mais rápida do que o cronograma inicial traçado pela construtora OAS, responsável pelas obras. A Arena das Dunas Concessão e Eventos S/A - Sociedade de Propósito Específico, (SPE) concluiu as etapas da obra do novo estádio  previstas para 2011, com 36 dias de antecedência.

HISTÓRICO

Inaugurado em 4 de junho de 1972, agora a antiga praça esportiva de Lagoa Nova, o  Machadão foi projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa, e batizado como Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco, que ficou conhecido como Castelão. No ano de 1989 teve seu nome alterado para João Cláudio de Vasconcelos Machado, homenageando o ex-presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, que presidiu a entidade durante nove anos, entre 1965 e 1974, falecendo em 1976, antes da inauguração do Castelão. 
 
Da Tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário