quinta-feira, 31 de março de 2011

Governo quer instalar Ronda Escolar em todos os municípios do RN

"Estou apoiando o Proerd e o Ronda Escolar e quero que esses programas cheguem a todos os recantos do Rio Grande do Norte". Esse desejo foi externado pela governadora Rosalba Ciarlini, na manhã de ontem (30), no encontro promovido pela Companhia Independente de Prevenção ao Uso das Drogas - Cipred, que reuniu no auditório do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, diretores das escolas contempladas pelos programas e profissionais que atuam nos dois projetos.

O objetivo da reunião foi fazer uma avaliação da atuação dos programas nas escolas, promover o intercâmbio entre os profissionais envolvidos e fazer uma prestação de contas à comunidade.

Participaram da reunião o secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo; a coordenadora do Proerd, cel. Margarida Brandão, entre outros convidados.

A governadora Rosalba Ciarlini fez questão de prestigiar o encontro. "Quero agradecer aos diretores das escolas que abriram as portas para receber o Proerd. Hoje, a droga é o maior mal do século; 90% dos casos de homicídios são provocados pelo uso de drogas. O Proerd é uma vacina contra esse mal", disse ela, exaltando a importância de iniciar um trabalho preventivo desde a infância. "Vamos fazer com que as crianças sejam nossos agentes de proteção, fazer com que elas promovam a luta por um mundo melhor, de mais paz e união" concluiu.

Rosalba escutou o pedido de uma diretora presente, que solicitou a ampliação do Ronda Escolar para o período noturno. Ela alegou a falta de segurança para professores, alunos e funcionários. A governadora pediu ao secretário de Segurança Pública e ao comandante da Polícia Militar que acatassem a solicitação e aproveitou a oportunidade para anunciar mais uma ação do Governo do Estado na área da Segurança Pública. "Vamos implantar ainda em abril o Ronda Cidadã, um programa que vai se somar ao Ronda Escolar para garantir a segurança de toda a comunidade. Vamos iniciar pelas comunidades com maior índice de violência, mas a meta é atingir toda a cidade", explicou.

A Cipred é uma unidade da Polícia Militar criada para promover um policiamento proativo junto à comunidade escolar. Atualmente, o efetivo da Cipred é formado por 200 policiais militares que trabalham exclusivamente no Ronda Escolar, sendo 100 deles atuando em 33 municípios e 100 em Natal e região metropolitana (Parnamirim, São Gonçalo e Macaíba). O Ronda Escolar consiste em garantir a segurança ostensiva no entorno das escolas, evitando brigas entre gangues, inibindo a venda de drogas nas portas dos estabelecimentos, entre outras ações preventivas.
 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas- Proerd atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, contando com seis currículos que vão da pré-escola à família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. A proposta do programa, que tem caráter social e preventivo, é combater o uso de drogas em jovens e adolescentes. Os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica nas salas de aula, onde são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. O programa também é desenvolvido junto à família, em um curso específico para pais ou responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário