segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Comperve divulga resultado da primeira fase do Vestibular 2011 da UFRN; confira

O resultado da primeira fase do vestibular 2011 da UFRN já está no site da Comperve. Os nomes e colocações dos candidatos foram publicados e, agora, 18.202 concorrentes terão suas provas discursivas corrigidas. O resultado final deverá ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2011.

Na fórmula do vestibular da UFRN, realizado pela Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), foram várias condicionantes para que os candidatos tivessem suas provas discursivas corrigas. Nas provas de Matemática e das chamadas Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), o candidato precisava, no mínimo, de oito acertos na soma geral das questões. Além disso, postulantes a uma vaga na UFRN no ano que vem também precisavam somar seis ou mais acertos nas questões objetivas das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Literatura, Português e Língua Estrangeira), e pelo menos quatro acertos nas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias (Geografia e História). Cumpridas essas exigências, outro cálculo foi procedido para que as provas seguissem para a correção.

De acordo com o edital do vestibular 2011, a demanda do curso deveria ser multiplicada por 0,2 e, a esse valor, somar 2,5. Depois disso, o resultado obtido seria multiplicado pelo número de vagas e o produto corresponde à quantidade de provas corrigidas por curso. "É uma fórmula que todos já conhecem e que vem colaborando para que os melhores ocupem as vagas na universidade", avaliou a presidente da Comperve, Betânia Leite Ramalho.

No curso de Medicina, por exemplo, 2.945 candidatos fizeram a inscrição para concorrer às 100 vagas disponibilizadas, o que resultou na demanda de 29,45 candidatos por vaga. Desse modo, se todos os inscritos tivessem participado do vestibular, as provas de 839 candidatos deveriam ser corrigidas.

Apesar da grande quantidade de provas discursivas que serão corrigidas, Betânia Ramalho acredita que o resultado final do certame será divulgado ainda na primeira semana de janeiro de 2011. "Nossa expectativa é que se mantenha como nos anos anteriores e o resultado seja divulgado pouco depois do início do ano, ainda na primeira semana de janeiro", disse Betânia Leite.

Para que os candidatos tenham acesso ao extrato de seus desempenhos nas provas objetivas, é necessário que forneçam o número do CPF no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br). Os dados, contudo, só deverão estar disponíveis a partir das 21h.

Segunda opção

Como alguns cursos tiveram menos concorrentes do que vagas, a expectativa é que alguns candidatos que indicaram uma segunda opção no vestibular consigam o ingresso na UFRN. Neste ano, na demanda divulgada antes das provas, os cursos de Estatística, Matemática e Química (manhã, licenciatura plena) tiveram demanda inferior a 1 e, com isso, deverão receber candidatos que não obtiveram êxito em outros cursos. "Mas outros cursos também deverão receber os alunos que indicaram uma segunda opção. A segunda opção e uma estratégia da universidade não só para completar as vagas, mas para dar acesso ao ensino superior a cada vez mais pessoas", explicou a presidente da Comperve.

Para acessar a lista do resultado, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário