quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Primeira mulher eleita deputada estadual no país é homenageada


"Esta Casa mais uma vez abre suas portas para prestar justas homenagens a uma das mais importantes figuras políticas de nosso Estado: a ex-deputada estadual Maria do Céu Fernandes, a primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil". Assim o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robinson Faria, abriu o discurso em homenagem ao centenário de nascimento da ex-deputada.

O presidente ainda lembrou que o nosso Estado tem muita história nas conquistas das mulheres na política. Tivemos as primeiras eleitoras do Brasil, elegemos a primeira mulher prefeita da América Latina, elegemos uma mulher para comandar os destinos das duas maiores cidades e o Poder Executivo estadual. "Se hoje o Brasil escolhe sua primeira presidente da República é porque antes houve mulheres como Maria do Céu Fernandes, que abriram passagem para as futuras gerações", afirmou Robinson.

No plenário estavam vários familiares da ex-deputada, como a filha Olindina Fernandes, e o filho e também ex-deputado estadual, o jurista Paulo de Tarso Fernandes. Nas galerias se fizeram presentes vários prefeitos e vereadores de diversas cidades do Estado. No discurso de agradecimento, feito por Paulo de Tarso, ele relembrou a luta da mãe, e contou histórias do fazer político da mãe ainda em Currais Novos. Lembrou que a mãe era ousada e enfrentava as oligarquias destemidamente. "Sou um filho grato na emoção da saudade. Se tiramos lições do passado, devemos buscar esperanças para o futuro".

Maria do Céu Fernandes nasceu em 6 de novembro de 1910, na cidade de Currais Novos.

Ela chegou à Assembleia Legislativa em 1934, ainda solteira, aos 24 anos, para um mandato curto de menos de 2 anos. A parlamentar foi eleita pelo Partido Popular, que era oposição a Getúlio Vargas. Maria do Céu era irmã do ex-governador Cortez Pereira, e pela passagem na Casa do Povo foi considerada uma das melhores oradoras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário