quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Em novembro, produção industrial variou -0,1%

Em novembro de 2010, o índice da produção industrial registrou variação negativa de 0,1% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após apontar taxas ligeiramente positivas em setembro (0,1%) e em outubro (0,3%). Na comparação com novembro de 2009 o aumento foi de 5,3%, mantendo a seqüência de treze meses de resultados positivos neste tipo de confronto. O desempenho deste mês levou o indicador acumulado nos onze meses do ano a uma taxa de 11,1%, reduzindo, portanto, o avanço assinalado até outubro (11,8%). A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos doze meses, também mostrou redução no ritmo de crescimento, ao passar de 11,8% em outubro para 11,7% em novembro, interrompendo a trajetória ascendente observada desde outubro de 2009.

Entre os ramos, 12 tiveram queda, 14 registraram alta e um ficou estável

Na formação da taxa de –0,1% da atividade industrial na passagem de outubro para novembro observou-se doze ramos com queda na produção, quatorze com índices positivos e um com crescimento nulo. Entre aqueles que apontaram resultados negativos, o principal impacto ficou com o setor de alimentos (-2,1%), que assinalou o terceiro recuo consecutivo, acumulando perda de 6,1% nesse período. Vale destacar também as pressões negativas vindas de máquinas e equipamentos (-1,1%), farmacêutica (-2,0%), outros produtos químicos (-1,1%) e veículos automotores (-0,5%). Por outro lado, entre as atividades que aumentaram a produção, os desempenhos de maior importância para a média global foram: refino de petróleo e produção de álcool (3,0%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,2%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (9,3%), edição e impressão (2,7%) e indústrias extrativas (1,6%).

Ainda na comparação com o mês anterior, os índices por categorias de uso mostraram menor dinamismo nos segmentos de bens de consumo duráveis (-0,7%), após avançar 2,8% em outubro, e de bens de consumo semi e não duráveis (-0,5%), que apontou o segundo resultado negativo consecutivo, acumulando perda de 1,0% nesse período. Os setores produtores de bens de capital (3,2%) e de bens intermediários (1,0%) assinalaram taxas positivas, revertendo assim as perdas acumuladas nos últimos meses de, respectivamente, 2,6% e 1,5%.

Na evolução do índice de média móvel trimestral o total da indústria mostrou ligeira variação positiva (0,1%) entre outubro e novembro, repetindo o ritmo moderado registrado nos meses de setembro (0,2%) e outubro (0,1%). Por categorias de uso, todos os segmentos apontaram taxas positivas, com destaque para bens de consumo duráveis (0,4%), único que avançou pelo segundo mês consecutivo, vindo a seguir bens intermediários (0,3%), bens de capital (0,2%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,1%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário