quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Confira dicas para fazer as melhores fotos no verão

A facilidade para manusear e o preço acessível tornou a máquina fotográfica um equipamento mais presente na vida dos brasileiros, isso sem contar que os celulares há anos já dispõem dessa tecnologia. Agora, para onde se olha tem alguém fazendo uma foto para colocar nas redes sociais, guardar no arquivo do computador ou até revelar, como era feito antigamente com os filmes fotográficos. As belas praias, o verão, sol e a gente bonita de Natal somado a umas boas férias é a combinação perfeita para muitos cliques.

O Diário de Natal conversou com profissionais da fotografia para dar dicas ao grupo cada vez mais crescente de amadores da arte de fotografar. Tem gente que adora fazer fotos em praia, como é o caso da paulista Priscila Fontodan, que parou na Praia do Meio para capturar algumas imagens. "Não largo a minha câmera por nada. Pesquiso muito para ficar sabendo das novidades da área. Tenho vontade de fazer um curso, mas ainda não deu", declarou.

A atenção de Priscila era justamente para a foto não ficar torta, uma preocupação ressalta pelo fotógrafos. A foto precisa fica horizontalizada (linha reta) conforme o objeto a ser fotografado. Por exemplo, no caso do mar deve-se alinhar com o horizonte. A praia é um dos cenários ideiais para as fotos. Mas muito cuidado com a luminosidade, essa pode atrapalhar na qualidade da fotografia. No menu do equipamento existe uma opção chamada ISO. Quando tem-se uma situação de bastante luz é bom deixar o valor do ISO mais baixo para que a foto não fique superexposta (estourada).

Tânia Santana não vê dificuldade em fazer cliques. A chegada das máquinas digitais trouxe a facilidade de utilizar o equipamento e ainda a possibilidade apagar as fotos que você não gostou. "Sempre estou com a máquina. É só apertar o botão e pronto. Chego em casa passo para o computador e consigo mudar tudo".

Dicas

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto.

Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar uma foto. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa.

Aproveite a luz do sol. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação.


Fonte: DN On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário