terça-feira, 17 de maio de 2011

Vacina contra a gripe: o que você sabe sobre ela?

Livre-se de dúvidas e aproveite os últimos dias da campanha de vacinação no país.

O fim da campanha de vacinação contra a gripe este ano foi prorrogado para o dia 20 de maio, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas e na cidade de Campo Grande (MT). No Distrito Federal, em Roraima e em Mato Grosso do Sul, o prazo foi ampliado até o dia 27. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 55,97% da população que faz parte do grupo de risco foi vacinada até agora. A meta do governo é atingir pelo menos 80%. Ainda há muitas dúvidas entre a população acerca da vacina, principalmente sobre sua eficácia e riscos, que acabaram gerando mitos e preconceitos. Quem não deve tomar a vacina e quais complicações ela pode trazer são alguns exemplos dessas questões.
 
Apesar dos sintomas serem parecidos, gripe e resfriado são coisas diferentes. "Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado é provocado por rinovírus, que não é combatido por meio dessa vacina", explica Cirillo. É importante distinguir, também, que os sintomas do resfriado costumam ser mais leves, como dor de garganta e escorrimento nasal. Gripe costuma provocar febre mais alta e dores no corpo, entre outras complicações.
 
As chances de funcionar são muito elevadas. Se a vacina for tomada na época adequada, tem 89% dos casos com resultados positivos.

A vacina precisa de um tempo para estimular o sistema imunológico e conseguir proteger o organismo contra o vírus da gripe. Como o inverno é a época em que a disseminação da doença é maior, pelo fato das pessoas ficarem mais aglomeradas em ambientes fechados, é preciso tomar a vacina na estação anterior. Por isso, as campanhas de vacinação costumam acontecer nos meses de maio e abril.
 
Ela é muita segura. Além de pouco prováveis, os efeitos colaterais não são graves. Cirillo lembra apenas de uma exceção: pessoas alérgicas. "Toda vacina tem proteína e conservantes. Se a pessoa for alérgica a um desses elementos da composição, pode apresentar alguma complicação", diz o especialista.
 
A proteção contra a gripe só ocorre depois de alguns dias, pois é o tempo do organismo começar a produzir anticorpos suficientes para combater o vírus Influenza. A máxima proteção, entretanto, só estará completa depois de aproximadamente 45 dias.
 
O vírus da gripe sofre muitas mutações, em períodos de tempo indeterminados. "Se a mudança dele for pequena, a vacina te protege. No entanto, dependendo da transformação, os anticorpos criados no seu organismo podem não reconhecer mais o vírus", explica Cirillo. O ideal é ser vacinado todo ano, para prevenir-se dessas possíveis alterações do vírus. 
 
"A vacina contém apenas vírus morto fracionado, que não tem como se multiplicar na célula e provocar a gripe", conta Cirillo. Por isso, é impossível as pessoas ficarem gripadas por causa da vacina.
 
A vacina não provoca gripe, isso é verdade. No entanto, pessoas que foram vacinadas podem pegar gripe durante o tempo em que o organismo demora para produzir os anticorpos contra a doença, ou seja, no prazo de 10 a 15 dias após a vacinação. É possível, também, a pessoa pegar resfriado ou outras doenças, mas Cirillo lembra que não será por conta da vacina, já que ela não baixa a resistência.
 
Todas as pessoas a partir dos seis meses de vida já devem ser vacinadas contra a gripe. O Ministério da Saúde também determina um grupo de risco, que têm preferência na vacinação por ter mais chance de contrair gripe e desenvolver complicações mais graves. Fazem parte desse grupo: idosos a partir dos 60 anos, grávidas a partir dos três meses, pessoas com problemas de coração e pulmão, diabéticos, pessoas com AIDS, profissionais que trabalham na área da saúde, entre outros.
 
O uso de corticoides não impede a vacinação. Cirillo lembra que a restrição a esse uso de corticoides é mais uma questão de imunidade. "O uso prolongado de corticoides pode comprometer o sistema imunológico, por isso que pessoas devem sempre usá-los respeitando as recomendações médicas", alerta o infectologista.
 
De acordo com Cirillo, idosos não produzem tanto anticorpos quanto pessoas mais novas e, por isso, o sistema imune pode dar menos resposta à vacina. "Isso vale também pra qualquer outra vacina ou infecção", conta o profissional. 
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a vacina contra gripe possui três tipos de vírus Influenza (2 vírus influenza tipo A e 1 tipo B). Essa fórmula é atualizada todo ano por meio de dados fornecidos por uma rede mundial de Centros de Vigilância da Gripe.

A vacina conta a gripe também imuniza contra gripe suína.


Do msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário