quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sessão da Câmara Municipal de Patu

Nesta quarta-feira (4) aconteceu mais uma Sessão na Câmara Municipal de Patu. Desta vez na pauta a analise e a aprovação da Prestação de Contas do Ex-Prefeito Possidônio Queiroga do ano de 2005.
 Todos os nove vereadores compareceram a Sessão.

A Presidente da Câmara abriu a Sessão e logo passou a palavra a Primeira Secretária da Casa para ler um relatório do “Parecer Técnico Preliminar” sobre a prestação de contas na Administração Municipal no ano de 2005, mesmo a Prestação de Contas sendo aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado, entidade responsável pela fiscalização das contas das Prefeituras, o "Parecer Técnico Preliminar", como diz o documento, feito por um Advogado e não o Contador da Câmara Municipal de Patu (Profissional habilitado tecnicamente para emitir tal documento), segundo informou o vereador Alexandrino Suassuna. O parecer foi enviado a Comissão e aprovada pelos vereadores Cristina e Resinildo e lido na Sessão.
Galeria da Câmara ficou mais uma vez vazia.
Os sete Vereadores Governistas, Maria Helena Gentil (PPS), Mamá de Felix (PPS), Cristina (PSB), Resinildo (PSB), Margarida (DEM), Lucélia (PT) e Lurdes Leão (PC do B) votaram baseados neste “parecer técnico preliminar”, a favor do relatório de um Advogado que é segundo o próprio documento o Advogado da Câmara Municipal de Patu, e desaprovaram as contas do ano de 2005 do Ex-Prefeito Possidônio Queiroga. Já os Vereadores Bodinho (DEM) e Xaxan (PMDB) votaram a favor do Tribunal de Contas do Estado que aprovou as contas do Ex-prefeito, mas com ressalvas.

Destaques:

Os destaques da Sessão que desaprovou por sete a dois as contas do ano de 2005 do Ex-prefeito Possidônio Queiroga foram vários. O primeiro foi o "Parecer Técnico Preliminar "que foi contestado pelos vereadores Bodinho (DEM) e Xaxan (PMDB) por ter sido feito por um Advogado e não um contador que segundo eles é o profissional responsável e habilitado para emitir tal parecer. Outro destaque foi na hora da votação da prestação de contas do Executivo no ano de 2005, o momento era tão tenso que a Presidente da Câmara, aparentemente nervosa com a situação, pediu para quem fosse a favor do relatório ficasse de pé e os contra ficassem sentados, criando duvidas entre os edis da casa, em seguida o vereador Xaxan sugeriu que a votação fosse nominal, e assim a Presidente da casa o fez, a votação foi nominal onde os sete vereadores governistas votaram contra a aprovação das contas do ano de 2005 do Ex-prefeito Possidônio e o Vereador Bodinho e Xanxan votaram a favor da aprovação das contas, baseados na aprovação já feita pelo Tribunal de Contas do Estado.
Após a palavra facultada o vereador Alexandrino Suassuna foi o primeiro a usar a palavra e explicou seu voto a favor de Popó. Segundo ele o “Parecer Técnico Preliminar” que os vereadores governistas usaram para justificar o seu voto não foi feito por um técnico contábil, apesar de a Câmara Municipal ter um contador habilitado para tal função, mais sim por um advogado, o vereador Xanxan foi mais além informou que os vereadores governistas fizeram um julgamento político e não técnico e que jamais iria votar contra o TCE(Tribunal de Contas do Estado) que já tinha aprovado as contas do Ex-prefeito. Ele informou também que os vereadores governistas deveriam usar a mesma medida feita contra o ex-prefeito e cobrar da atual administração por que a obra da Praça dos Romeiros está parada já que os  R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) foram depositados na conta e a obra está parada, como também várias obras da atual administração estão paradas. Xanxan afirmou também que tem vereadores que ao desaprovar as contas de Popó estão cuspindo no prato que comeu e se lambuzou e que o povo irá fazer o julgamento certo na hora certa destes vereadores.

Já a vereadora Lurdes Leão justificou seu voto baseado no parecer do Advogado da Câmara, mais deixou bem clara sua insatisfação do relatório não ter sido feito pelo Contador da Câmara Municipal de Patu, e disse mais, segundo ela já que o contador da Câmara é pago para prestar serviço a casa e se negou a fazer o relatório ele deveria pedir demissão, por que não está cumprindo com suas obrigações.

O maior destaque da sessão foi o novo perfil da Câmara Municipal, onde podemos constatar vereadores independentes, fiscalizadores e comprometidos em prestar contas com a sociedade, não permitindo que a Administração Municipal faça desmandos com o dinheiro publico. A sociedade patuense espera que o que foi feito pelos vereadores governistas contra a administração do Ex-prefeito Possidônio, desaprovando suas contas, seja feito o mesmo com os desmandos da atual administração, se houver, e com os das futuras, afinal eles são independentes e fiscalizadores. Segundo eles, não tem cargos na Prefeitura, nem são beneficiados pela administração municipal.

Para finalizar, após o término da Sessão de ontem o Secretário de Finanças da Prefeitura de Patu fez uma visitinha a Câmara Municipal e se trancou na salada da Presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário