sábado, 7 de maio de 2011

Temer chega a Natal para falar sobre reforma política

O vice-presidente da República Michel Temer desembarca hoje em Natal. A chegada dele estava prevista para ontem a noite, mas foi adiada para a manhã deste sábado tendo em vista os compromissos dele ontem em São Paulo, onde fez palestra na Associação Comercial. Às 10h, ele participa do fórum de vereadores, promovido pela Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam),  no auditório do Praiamar, em Ponta Negra. Michel Temer fará palestra sobre reforma política. No mesmo local, ele será homenageado pela Câmara Municipal de Natal com o título de cidadão natalense. Essa é a primeira vez que Michel Temer vem ao Rio Grande do Norte como vice-presidente da República. A passagem dele por Natal será rápida. Após participar do evento da Fecam, irá ao diretório estadual do PMDB para a solenidade de refiliação do ex-deputado Álvaro Dias. O embarque de Michel Temer de volta a Brasília ocorrerá no início da tarde de hoje.

renato araújo/abrTemer, sobre a proposta de reforma política: acho que ela pode vir, ainda que parceladamenteTemer, sobre a proposta de reforma política: acho que ela pode vir, ainda que parceladamente
“Michel Temer é um especialista em Direito Constitucional e os aspectos que irão amparar a ampla reforma política passarão por uma mudança na Constituição”, comentou o presidente estadual do PMDB, o deputado federal Henrique Eduardo Alves. Ele observou que como presidente nacional do PMDB Michel Temer também está acompanhando de perto a discussão da reforma política, inclusive já esteve reunido com a comissão do partido na Câmara. “O PMDB irá priorizar a reforma política e vamos apresentar um projeto próprio. Será nossa contribuição para condução desse debate”, destacou o líder peemedebista.

Henrique Eduardo disse que o partido defende o voto majoritário para deputados e vereadores. No entanto, como reconhece que essa é uma discussão onde há muitos formatos defendidos por outros grupos partidários, o deputado federal disse que acredita prosperar a tese do “Distritão”, em que 50% das vagas serão ocupadas por voto em lista e os outros 50% pelo voto majoritário.

Na proposta defendida pela bancada peemedebista a lista seria formada pelo voto dos filiados do partido. “A gente sente que qualquer modelo não tem voto suficiente para os três quintos exigidos. É preciso alinhar esse modelo (majoritário) ao outro voto em lista”, ressaltou Henrique Eduardo, lembrando que a votação dos filiados para compor a lista do partido é também mais uma forma de democratizar o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário