segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

GASOLINA OU ÁLCOOL?

Em janeiro, abastecer com álcool compensou apenas em três estados brasileiros e o Rio Grande do Norte não estava entre eles. Aqui e em outras 23 unidades da federação, a gasolina é a melhor escolha para os motoristas.

Um jeito simples de calcular o que vale mais a pena para o bolso é dividir o preço do litro do álcool pelo litro da gasolina. Nesse caso, o álcool só é vantajoso se o resultado for até 0,70%.

No Rio Grande do Norte, onde a gasolina custa, em média, R$ 2,676 e o álcool R$ 1,962, por litro, o álcool é inviável porque o resultado dá 0,733%. A vantagem da gasolina sobre o etanol chega a 26,7%.

De acordo com levantamento do Ticket Car, o etanol só é vantajoso no Mato Grosso, Pernambuco e Goiás sendo que, o melhor preço é encontrado no primeiro Estado. A diferença sobre a gasolina chega a 38,2%.

De acordo com Marcelo Nogueira, gerente de Negócios Especialista do do Ticket Car, o gasto com combustíveis é um dos principais custos de uma frota. “É preciso tomar cuidado, pois, apesar de mais barato, a autonomia do veículo com o álcool é, em média, 30% menor. Assim, para ser vantajosa a sua utilização, o preço do litro também precisa ser 30% menor”, informa.

*Os dados da Ticket Car estão disponíveis aos consumidores por meio do endereço www.ticket.com.br/ticketcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário