segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

João de Artur Enfrenta Dificuldades Para Sair

Fonte: Blog Olhar Crítico

Uma das agremiações mais tradicionais do carnaval patuense, Boi de Cortejo de João de Artur, está enfrentando dificuldades para sair neste carnaval e desta forma manter a tradição de 32 anos de folia, alegrando a todos, principalmente as crianças. Muitos perguntam a João de Artur se o Boi vai sair neste carnaval. Seu João responde: “Se Anália não sair eu vou só” recitando um verso de uma velha música de carnaval. Durante os anos que a atual administração não promoveu o carnaval, seu João de Artur botou o seu Boi da rua com o apoio de alguns amigos e comerciantes da cidade. Este ano, um pouco desmotivado, ele ainda não saiu pedindo apoio para o seu grupo folclórico, talvez cansado de tanto pedir. Seu João de Artur é conhecido como o maior folclorista de Patu, reconhecido em vários municípios do estado como: Mossoró, Caicó, Janduís, Messias Targino, Caiçara do Norte e Natal. Seu João de Artur é admirado por Magão, fundador do maior bloco de rua do estado que é o Ala-Ursa do Poço de Sant'ana de Caicó, conhecido como Bloco do Magão, que arrasta mais de trinta mil foliões, por dia, pelas ruas de Caicó. Magão fica impressionado com o Boi e os demais bonecos de João e diz que o Grupo Folclórico de João de Artur deveria ser mais reconhecido e valorizado na sua própria terra.

Imagens de Velhos Carnavais em Patu


NOTA DO OLHAR CRÍTICO:

Vendo essa matéria publicada por Aluísio Dutra em "Fevereiro de 2008", imagináva-se que agora em 2010, com o mesmo, sendo Secretário de Educação e Cultura do município, a agremiação "BOI DE JOÃO DE ARTUR" fosse ter todo apoio da prefeitura. Na verdade até agora eu não ví o Boi na rua.

Eh! em outros tempos, mesmo com dificuldades, ainda viamos o grupo com "fantasias novas" e sendo acompanhado por carro de som!

Falar é fácil... Difícil é fazer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário