terça-feira, 14 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Iberê tenta desqualificar Ibope e Rosalba pede vigilância

A pesquisa Sinduscon/Ibope repercutiu nas campanhas dos principais candidatos ao governo do Estado. A propaganda eleitoral de TV veiculada na tarde de ontem, do candidato Iberê Ferreira de Souza (PSB), fez referência à pesquisa, divulgada no último final de semana pela InterTV e TRIBUNA DO NORTE (o jornal imprimiu uma segunda edição no domingo, fechada às 22h). Apresentando a imagem da capa do jornal, um locutor abriu o horário reservado ao candidato com a frase: “Ibope sob suspeita”.

O texto cita como fonte da suspeita duas notas da coluna de domingo do jornalista Cláudio Humberto, também publicada pela TN. A primeira aponta que o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) teria denunciado uma possível fraude no Amapá, envolvendo um “representante do Ibope”. Na segunda, o também senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) desconfia, segundo Cláudio Humberto, que a suposta conduta “pode se reproduzir em todo o País”.

A apresentadora do programa reforça a crítica afirmando que o senador José Agripino “conhece bem essa mágica” e relembra a pesquisa divulgada na véspera da eleição de 1998, na qual o Ibope apontava 17 pontos percentuais de vantagem para Garibaldi Filho. “No dia seguinte, as urnas mostraram que a diferença era de 8,7 pontos, a metade do que o Ibope havia dito na véspera”, afirma a apresentadora do programa de Iberê. E conclui em tom de alerta: “Pesquisa Ibope, pense nisso”.

Já o horário dedicado a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) enaltece os números do Sinduscon/Ibope. Segundo a pesquisa, a candidata do DEM está com 50% da preferência do eleitorado, Iberê Ferreira (PSB) com 23% e Carlos Eduardo (PDT) com 12%.

Fonte: Tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário