quinta-feira, 9 de setembro de 2010

POLÍTICA - ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012?

Ex-prefeitos, Lair Solano e Popó voltam a unir força com vista a sucessão em 2012.

A atual con­jun­tu­ra po­lí­ti­ca aca­bou pro­mo­ven­do o reen­con­tro dos ex-prefeitos de Patu, Lair So­la­no (DEM) e Pos­si­dô­nio Quei­ro­ga (PP), que de­pois de vá­rios anos se­pa­ra­dos po­li­ti­ca­men­te, agora estão jun­tos no mesmo pa­lan­que, apoian­do a can­di­da­ta ao Go­ver­no do Es­ta­do, Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM), da co­li­ga­ção "Vi­tó­ria do Povo".

Pos­si­dô­nio, que apoia­va o pe­de­tis­ta Car­los Eduar­do Alves, ade­riu a Ro­sal­ba há pou­cas se­ma­nas, juntando-se a Lair So­la­no, que já es­ta­va no pa­lan­que da "Rosa", desde o ini­cio da cam­pa­nha. De acor­do com os ana­lis­tas da po­lí­ti­ca local, a união dos dois ex-prefeitos na atual cam­pa­nha terá re­fle­xos nas elei­ções mu­ni­ci­pais em 2012.

Em­bo­ra es­te­jam no mesmo pa­lan­que de Ro­sal­ba, Lair So­lan­do e Pos­si­dô­nio estão em lados po­lí­ti­cos opos­tos no plano mu­ni­ci­pal: Lair apoia a pre­fei­ta Evi­lá­sia Gil­dê­nia de Moura, en­quan­to "Popó", como po­pu­lar­men­te é co­nhe­ci­do Pos­si­dô­nio, na ci­da­de, as­su­me a con­di­ção de prin­ci­pal líder da opo­si­ção pa­tuen­se. Mesmo dian­te dessa si­tua­ção, não seria ne­nhu­ma no­vi­da­de, se os dois unie­rem for­ças para dis­pu­tar a elei­ções em 2012.



Popó, que terá pouco mais de um ano para ten­tar se tor­nar um "ficha limpa" e se lan­çar no­va­men­te can­di­da­to a pre­fei­to de Patu, po­de­rá ser obri­ga­do por res­tri­ções da lei da "ficha limpa", a par­tir para um plano, lan­çan­do um filho a pre­fei­to. Em ambas as si­tua­ções é vista como pra­ti­ca­men­te certa a união dos dois em nas elei­ções de 2012. Lair sai­ria can­di­da­to pelo DEM, mas tam­bém teria a opção de um plano "B", apoian­do a es­po­sa, Mag­nó­lia Vale com o apoio de Popó.

Um "acor­dão" entre Lair e Popó para ten­tar der­ro­tar o sis­te­ma po­lí­ti­co li­de­ra­do pelo ex-prefeito Ed­nar­do Moura nas pró­xi­mas elei­ções mu­ni­ci­pais, so­bre­tu­do em caso de vi­tó­ria de Ro­sal­ba é visto como certo por gran­de parte dos que in­te­gram os dois gru­pos.

O ve­rea­dor Ale­xan­dri­no Suas­su­na, o Xan­xan do PMDB, que li­de­ra o bloco opo­si­cio­nis­ta na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Patu, e dis­pu­tou a elei­ção com­ple­men­tar ven­ci­da pela atual pre­fei­ta, tam­bém não es­con­de o de­se­jo de vol­tar a dis­pu­tar a pre­fei­tu­ra. Ele que teve o apoio de Popó na elei­ção com­ple­men­tar de­ve­rá re­cuar da idéia para apoio o pro­je­to do ex-prefeito.

Do Correio da Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário