sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ESTADO - Mercado de veículos novos continua aquecido no estado


O mercado de venda de veículos novos no estado continua super aquecido, mesmo após o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ocorrido no final de março deste ano, e do aumento dos preços dos automóveis praticado pelas montadoras. Para o fim do ano as perspectivas para o setor são as melhores possíveis.
Todos os meses são emplacados na região da Grande Natal cerca de 2.500 veículos. Quem afirma é o gerente comercial de uma das concessionárias Volkswagem em Natal, Erick Guilherme, ao acrescentar que os melhores meses para o setor este ano foram março (por ser o último mês com a redução do IPI) e agosto, por causa dos feirões e ofertas.
 
Também otimista com o bom momento vivido pelo mercado de veículos, a gerente comercial Rose Cicarelli lembra que no mês de abril o mercado de novos sentiu uma pequena retração, mas não foi significativa, havendo uma rápida recuperação.

Além dos prazos longos – de até 60 meses - que continuam a conquistar os clientes, os feirões têm mantido o mercado ainda mais aquecido. Só neste fim de semana praticamente todas as marcas realizarão feirão de ofertas.
 
O mercado local reflete o que vem ocorrendo nacionalmente. Segundo dados da Fenabrave, no acumulado de janeiro a agosto deste ano os emplacamentos do setor automotivo (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários e outros veículos como carretinhas de transporte de jet Sky e motos) cresceram 10,14% em comparação com o mesmo período de 2009, saltando de 3.096.591 unidades para 3.410.604.



O resultado de agosto de 2010, quando foram emplacadas 482.379 unidades, evoluiu 4,50% em relação a julho, quando o setor emplacou 461.604 unidades. Nos primeiros oito meses de 2010, todos os segmentos apresentaram alta. O setor de caminhões foi o que mais cresceu no acumulado, 54,44%, seguido pelo segmento de implementos rodoviários, com 48%.

Automóveis e comerciais leves

Ainda de acordo com a Fenabrave, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves registraram alta na comparação entre os acumulados de 2010 e 2009. Juntos, os segmentos cresceram 8,50%, saltando de 1.914.821 unidades para 2.077.521 unidades. De julho para agosto, os emplacamentos dos segmentos aumentaram 3,99%. Foram negociadas 296.609 unidades em agosto, ante 285.228 unidades em julho.

Da mesma forma que o mercado de carros novos, o de usados está ótimo, comemora o proprietário de uma loja em Natal, Marcos Maia. Ele diz que com a aproximação do fim de ano a tendência é aquecer ainda mais as vendas, principalmente nos meses de outubro e novembro, quando as pessoas já começam a investir o 13º salário.

Além da linha básica, o consumidor está investindo muito na linha 4 x 4. “Existe fila de espera para alguns modelos”, destaca Marcos, explicando que a redução do valor de um veículo novo para um usado chega a 15%. “Além da redução, geralmente a pessoa compra um carro com IPVA já pago e os itens opcionais instalados”, concluiu o empresário.

Do Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário