sábado, 17 de abril de 2010

PATU ESTÁ ENTRE AS CIDADES COM RISCO DE RAIVA HUMANA

A confirmação do primeiro caso de morte por raiva humana nos últimos 17 anos deixou as autoridades em Vigilância Sanitária do Estado em alerta.
Além de Frutuoso Gomes, cidade onde foi registrada a morte, Lucrécia, Patu e Almino Afonso são apontadas como áreas de risco da doença.
Segundo o veterinário da Vigilância Sanitária Ambiental, Helvécio Martins, pelo menos estas quatro cidades se configuram como áreas de risco potencial de alastramento da raiva humana na região.
"Temos notícia de produtores e veterinários que atuam na área de Lucrécia, Patu e Almino Afonso, com índices alarmantes decorrentes de casos de morte de bovinos sugestivos de raiva", informa Helvécio Martins.
Como forma de combater preventivamente o alastramento da doença, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) tem buscado o apoio das secretarias municipais de educação para o direcionamento de medidas preventivas juntos os alunos, principalmente nas escolas rurais.
Além disso, as vigilâncias Ambiental e Epidemiológica da Sesap produzirão uma nota técnica para os profissionais de saúde com alerta e recomendação aos profissionais da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário