quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Secretaria de Saúde do Estado lança mobilização contra a AIDS

A Secretaria do Estado da Saúde Pública lançou na tarde desta quinta-feira (25) a mobilização “Fique Sabendo”, para o Dia Mundial de Luta contra a Aids no Rio Grande do Norte, no próximo dia 1º de dezembro.

A ação é uma mobilização de incentivo ao teste da AIDS (por meio do teste rápido), que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de conhecer sua sorologia e provocar mudanças de atitude, com foco na prevenção ao HIV.

A exemplo do ano passado, a ação “Fique Sabendo” terá uma estrutura fixa montada no cruzamento das avenidas Romualdo Galvão e Aminta Barros, no período do Carnatal. No local serão distribuídos aproximadamente 50 mil preservativos por dia, o que corresponde a 200 mil ao final da festa.

Outra ação está diretamente ligada ao teste de HIV. De acordo com Sônia Cristina Lins, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, serão viabilizados entre 150 a 200 testes por dia.

“Toda a campanha é de livre e espontânea vontade das pessoas que são atendidas. Os teste saem em 15 minutos e, caso seja positivo, nós vamos encaminhar o indivíduo para o início do tratamento, deixando claro que não fazemos apenas o diagnóstico”, falou.

Aids no RN
Sônia Cristina destacou que os números da Aids no Rio Grande do Norte e apontou, que apesar da estabilização do quadro nos últimos anos, é possível verificar fatos importantes com a feminilização da doença, interiorização e queda de proporção de números de casos de homens e mulheres.

“No início da doença,tínhamos 20 homens para uma mulher. Hoje esse número ficou de 2 para 1. Outra constatação é que todos os anos verificamos que pelo menos um município do interior registra caso de AIDS, o que é uma preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário