quarta-feira, 28 de julho de 2010

DICA - Guia para escolher a carreira

O surgimento de novas carreiras, somadas às que já existem, aumenta o leque de opções do estudante no momento de escolha da profissão. Só a Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) oferece mais de 60 opções de graduação diferente. Para auxiliar os jovens nesse difícil momento, quando muitas dúvidas passam por sua cabeça, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) lançou a terceira edição do livro Profissões 2010 – Guia para ajudar jovens estudantes na escolha da carreira.

O Guia informa sobre as 31 profissões em alta, detalha as 22 áreas promissoras e oferece orientações sobre como conquistar vagas de estágio, que poderá ser baixado gratuitamente pelos estudantes, no site do CIEE (http://www. ciee. org.br/portal/institucional/livroprofissoes.asp).

Escrito por Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE, o Guia indica também carreiras que crescerão nos próximos anos. Para levantar essas informações foi realizada uma pesquisa. O livro tem um formato jovem, dinâmico e conta com ilustrações, o que torna sua leitura bastante agradável. São 210 páginas divididas em 72 capítulos. “Não queremos esgotar o assunto, mas a obra pretende ser quase um mapa da mina para o jovem encontrar seu caminho e ter sucesso profissional”, finaliza o presidente executivo do CIEE.

Além do Guia, o CIEE tem um Programa de Orientação e Informação Profissional que apoia os estudantes na identificação de habilidades e talentos pessoais, conectando-os às principais tendências de carreiras ocupacionais. Por meio de palestras e atividades de autoconhecimento, os orientandos são instrumentalizados para identificar áreas e ambientes profissionais onde encontrarão as melhores oportunidades para expressar sua personalidade.

Palestras

São cinco palestras divididas nos seguintes temas:

Profissões do Século XXI

Demonstra como a economia e a geografia influenciam no surgimento e desaparecimento de profissões ao longo dos tempos. Apresenta as áreas do conhecimento mais valorizadas pelo mercado de trabalho, indicando perspectivas e tendências de novas profissões, previstas até 2020.

Profissões Verdes:

Destaca o crescimento de oportunidades de trabalho em atividades relacionadas ao meio ambiente, demandadas por empresas das mais diversas áreas de atuação. Identifica as profissões verdes já existentes e as que estão surgindo, orientando sobre o perfil exigido para cada uma delas.

Planejamento de Carreira e Empregabilidade:

Apresenta ferramentas de autoconhecimento e análise de oportunidades de trabalho, possibilitando revisões periódicas do plano de carreira ao longo da vida. Destaca a habilidade de planejamento como estratégia fundamental para a definição e cumprimento de metas profissionais, utilizando a matriz SWOT Pessoal.

Os segredos para a boa escolha profissional:

A importância de compatibilizar a escolha profissional com habilidades e competências pessoais para garantir a sua empregabilidade. Desenvolve atividades de autoconhecimento para favorecer o processo decisório, considerando as diversas influências que atuam na definição da carreira.

Laboratório de Orientação e Informação Profissional:

Orienta na identificação de interesses, habilidades e aptidões, subsidiando a formulação do mapeamento de perfil profissional. Aborda as etapas e estilos de processos decisórios, identificando as variáveis que interferem na escolha da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário