sábado, 10 de julho de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Candidatos registram programas de governo

Pela primeira vez em um pleito, os candidatos ao Executivo foram obrigados a entregar, junto com o pedido de registro, seus projetos de Governo. Nas documentações entregues ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, os candidatos a governador não trouxeram surpresas e se detiveram a apresentar um plano ações genéricas, sem detalhar o instrumento que usariam para concretizar o projeto, caso sejam eleitos. Leia, abaixo, um resumo dos programas registrados.

Iberê Ferreira

No caso do governador Iberê Ferreira (PSB), candidato à reeleição, o programa de governo tem 44 páginas. As “diretrizes” citadas pelo candidato à reeleição estão inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população, interiorizar o desenvolvimento sustentável, “dotar o Rio Grande do Norte de uma infraestrutura universalizada e moderna”, e atendimento às demandas da população com “responsabilidade financeira e equilíbrio fiscal”.

Na educação, o candidato planeja aumentar a oferta de vagas e melhorar a qualidade do ensino fundamental. Outra meta incluída é “erradicar o analfabetismo no Estado até 2014”. Na saúde, o projeto é “modernizar a gestão pública e realizar concurso público. Na área da segurança, uma dos planos é a criação do Sistema Unificado de Segurança Pública.

Na infraestrutura, um dos projetos apresentados pelo atual governador é a implantação do terminal de passageiros e o aumento do calado do Porto de Natal.



Rosalba Ciarline

A senadora Rosalba Ciarlini, candidata ao Governo pelo DEM, apresentou um plano de governo com 18 páginas, dividido em Agendas: da Cidadania Potiguar, da Economia Potiguar, Natal 2014, da Cidade e da Integração Territorial e da Gestão para Resultados. Na educação, a candidata do DEM propõe um “pacto pela educação, conclamando professores, alunos e famílias” para melhorar a qualidade do ensino. A proposta de Rosalba Ciarlini é criar um Sistema Estadual de Ensino, com um quadro permanente de servidores na área de planejamento. A candidata propõe para saúde estruturar a rede, com a interiorização da atenção básica de saúde. Outra proposta é o Pacto Estadual para Combate à Pobreza e criar um Grupo Estadual de Vigilância da Exclusão. Na Segurança, a proposta de Rosalba Ciarlini é implantar o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Nas questões da Copa 2014, a senadora pouco detalha e se restringe a prometer: “Conferir prioridade máxima para as ações compromissadas pelo Estado no sentido de cumprir os prazos fixados para Natal sediar o evento esportivo, reforçando as ações de infra-estrutura”.



Carlos Eduardo

O plano de governo apresentado pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, candidato a governador pelo PDT, é focado no “desenvolvimento sustentável com inclusão social pela renda”. O candidato propõe dois eixos de ação: desenvolvimento econômico e desenvolvimento social e humano.

No plano econômico, propõe “dinamização da capacidade de geração de bens e serviços”. O ex-prefeito avalia que a política de renúncia fiscal já se esgotou e deve ser usada de forma compatível com a capacidade financeira do Estado.

O candidato pedetista promete estimular os novos segmentos da economia como informática, os call centers, prestação de serviços contábeis e administrativos online e serviços superiores de saúde e educação. O plano de Carlos Eduardo é que as bases do desenvolvimento econômico garantam a qualidade de vida com acesso da população à infraestrutura e serviços básicos.

Sobre a Copa 2014, o candidato propõe que as obras devem abranger toda região metropolitana, evitando a concentração em poucos municípios.

Fonte: Trubuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário