quarta-feira, 14 de julho de 2010

POLÍTICA - Iberê fez a defesa do Governo e promete mais investimentos

O segundo entre os candidatos ao governo do Estado a participar do ciclo de sabatinas sobre o tema “Problemas e soluções de infra-estrutura do Rio Grande do Norte”, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RN), ontem à noite, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) começou o discurso enfatizando um tema pontualmente explorado pela candidata adversária, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que disse ter a intenção de promover o esgotamento sanitário em 80% do Estado. “Nos últimos anos o governo do PSB fez o maior programa de adutoras, de estradas e saneamento do Estado. Não estou falando em esgotamento e sim em saneamento. Isso quer dizer que nos deixa mais à vontade porque se conseguimos realizar esses programas maiores isso mostra a convivência que tivemos durante todo esse tempo com profissionais ligados à área de engenharia e à área técnica tão importantes para o desenvolvimento do nosso país”. Iberê Ferreira também lembrou à plateia que foi criado pelo tio, Gentil Ferreira de Souza, que foi fundador do clube de engenharia do Rio Grande do Norte.

Iberê Ferreira de Souza responde perguntas dos engenheiros e arquitetos, durante evento no CreaO governador fez um pronunciamento focado no tema em debate e associou à área de infra-estrutura ao desenvolvimento econômico. Ele falou da necessidade de interiorização das ações estruturantes voltadas para o campo e enumerou cinco diretrizes que considera fundamentais como a atração de novos investimentos; o aumento de competitividade dos empreendimentos potiguares; o estímulo aos pequenos negócios; fomento ao turismo; e desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e do agronegócio. Iberê Ferreira disse ainda ser adepto da meritocracia e enfatizou que pretende realizar uma substancial reforma na política de recursos humanos do governo. “Tem que se fazer um plano de carreira dos servidores. Vou fazer uma reforma que quando for necessário trocar algum secretário de Estado que os servidores da pasta não fiquem com receio de serem colocados para fora porque serão concursados”, disse.

Iberê fez ainda um panorama do que pretende fazer na malha viária do Estado (duplicação da BR-304, entre outros); a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e BRT, no caso dos ônibus; conclusão do Aeroporto de São Gonçalo até 2014; ampliar o Porto de Natal e implantar um terminal de passageiros no local; tornar realidade uma malha ferroviária no RN (ligando o Seridó ao terminal graneleiro e Natal à Mossoró); ampliar o sistema de abastecimento de água, entre outras coisas.

Ele disse ainda não ter convicção da necessidade da Ferrovia Transnordestina para o Rio Grande do Norte, argumentando que esta beneficiaria a produção externa, ao passo que as estruturas ferroviárias que deverão ser implementadas no Estado em caso de permanecer no governo terão o intento de alavancar também e sobretudo a economia interna. “Da mesma forma eu falo em relação à mini-refinaria (Clara Camarão, de Guamaré). Além de ser suficiente para a demanda do Estado já está sendo inaugurada em dezembro deste ano. Melhor um passarinho nas mãos a dois voando”, observou.

Rosalba dedica semana à atividade parlamentar

A candidata da coligação “A Força da União”, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), dará um recesso de pelo menos dois dias da agenda de campanha para dedicar-se às atividades parlamentares, em Brasília, onde participa de discussões e votações de projetos no Congresso Nacional. A senadora deixou a capital potiguar na noite da última segunda-feira (12) após ser sabatinada pelos profissionais filiados ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/ RN), durante o ciclo de debates denominado “Problemas e Soluções de Infra-estrutura do Rio Grande do Norte”. Rosalba foi a primeira entre os candidatos ao governo a participar do evento. O retorno a Natal está previsto para amanhã.

A candidata do DEM permanecerá dividindo-se entre o Rio Grande do Norte e a capital federal até a próxima semana, quando tem início o recesso parlamentar. A expectativa é de que a democrata se licencie do cargo de senadora para dedicar-se integralmente à campanha ao governo do Estado.

Carlos Eduardo vai lançar programa de Governo

O candidato a governador Carlos Eduardo Alves (PDT) apresentará amanhã o programa de Governo da coligação “Coragem para Mudar”, segundo ele, voltado sobretudo para a inserção social e para o desenvolvimento econômico. “Vamos mostrar à população o modelo de gestão que queremos para o Rio Grande do Norte. Um modelo que será pautado pelo incentivo ao crescimento econômico e pela inclusão social dos potiguares”, ressalta Carlos Eduardo. A apresentação será exclusiva aos órgãos de imprensa e se realizará no restaurante Cuxá (anexo ao Hotel Residence, bairro de Lagoa Nova), às 8h.

Antes de lançar seu Programa de Governo, o candidato do PDT participará, na noite desta quarta-feira (14), de uma sabatina promovida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/RN). O tema do encontro é “Problemas e Soluções de Infra-estrutura do Rio Grande do Norte”. Participarão profissionais das áreas vinculadas ao CREA.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário