domingo, 23 de outubro de 2011

Enem 2011 continua neste domingo com prova de redação; confira dicas

 
Neste domingo (23), acontece mais uma prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Os inscritos vão responder a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além de escrever uma dissertação (redação). O tempo de prova será de 5h30.

Coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, faz três recomendações básicas para quem vai fazer a prova neste domingo.

A primeira delas é chegar cedo ao local de prova, para ter tempo de se ambientar. Além disso, ela recomenda que o inscrito mantenha a calma no momento de receber os cadernos da prova. "Para o aluno que está muito ansioso, recomendo que respire fundo e tente se tranquilizar antes da leitura", aconselha. Por fim, ela pede: "divida o tempo para ter, pelo menos, 30 minutos para preencher o cartão de resposta". A professora lembra que não há como consertar as marcações.

Menos de três minutos por pergunta

Se fizermos um cálculo aproximado, uma hora da prova deve ser dedicado à redação (no primeiro dia, a organização da prova dá 4 horas para a resolução das 90 questões e no segundo, há mais 90 questões e a redação).

Das 4 horas restantes, a recomendação é separar meia hora para fazer as marcações no cartão de resposta. Sobram 3 horas e meia -- ou 210 minutos para a resolução das 90 perguntas de múltipla escolha. Numa divisão simples do tempo pelo número de questões, chegamos à conclusão de que o inscrito tem quase 2 minutos e meio para se dedicar a cada uma delas.

Por isso, se você perceber que empacou em uma questão, passe para a próxima. Mesmo que seja na área em que você tem mais conhecimento. "Deixe o orgulho de lado", recomenda Alessandra.
Para Edmilson Motta, do Etapa, "o grande desafio do Enem é vencer o cansaço. É uma prova muito cansativa, porque todas as questões envolvem texto. São perguntas de nível médio, mas com 90 testes que envolvem muita leitura".

O candidato Felipe de Carvalho Pereira, 19, concorda e está desanimado com o segundo dia de prova: “Acho que vai ser mais cansativa por causa da redação e também vai ter mais matemática”. O primeiro dia de exame foi considerado cansativo, tanto pelos inscritos quanto pelos professores ouvidos pelo UOL

Redação ou questões primeiro?

Quem decide o que fazer primeiro é o próprio inscrito -- e tudo depende de como ele se sente mais confortável e seguro.

Mas, se ficar muito nervoso, uma dica é ler toda a prova e responder as questões. "Às vezes, a leitura já ajuda a ter mais repertório na hora da escrita", diz Alessandra.

Para Maria Aparecida Custódio, professora do laboratório de redação do Curso e Colégio Objetivo, o ideal é ler pelo menos o tema proposto primeiro e depois fazer as questões. "O estudante vai para as questões já pensando no que ele pode fazer no texto. Pensando em como aproveitar as próprias questões para fazer a redação", orientou.

Lanche e água

Nesse segundo dia, em que o inscrito precisa encarar uma hora a mais, é bom prestar atenção redobrada na alimentação e na hidratação. Combinar o consumo de água, carboidratos e proteínas durante o período em que está fazendo o exame pode fazer a diferença no seu rendimento. "O cérebro é um órgão nobre e exige muito carboidrato [para funcionar bem]", explica a nutricionista Marcia Daskal, de São Paulo.

Um dos deslizes mais comuns de atletas de alta performance - sim, vestibulando, você pode ser equiparado a um atleta em competição - é descuidar da hidratação. "A desidratação causa fadiga, sonolência e baixo rendimento mental", enumera Marcia Daskal.

Por isso, levar água é essencial. Uma garrafa de 500 ml para ir tomando aos poucos durante as cinco horas de prova é uma boa medida. "Se tomar muita água, [o candidato] corre o risco de ter de ir várias vezes ao banheiro", diz Marcia.

Do Uol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário