sábado, 29 de outubro de 2011

Como funciona uma rede de TV?

por Tiago Jokura

O funcionamento de uma rede de televisão baseia-se na divisão de tarefas entre três tipos de estação: geradoras, afiliadas e retransmissoras. Todas precisam de uma concessão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para gerar e transmitir programação televisiva, embora, em geral, somente as primeiras sejam de propriedade das grandes emissoras (Globo, SBT, Bandeirantes etc.). Afiliadas e retransmissoras são empresas independentes que, depois de receber a concessão, associam-se a uma emissora para levar a programação dela a locais onde o sinal das geradoras não chega. Algumas emissoras têm apenas uma geradora, onde é produzido todo o conteúdo de caráter nacional (as novelas e os principais telejornais, por exemplo). Outras têm mais de uma geradora e dividem a produção dos programas nacionais entre elas. As regiões que contam com ge-radoras recebem o sinal direto delas, mas, para chegar mais longe, o sinal é mandado para um satélite, que o rebate para as afiliadas. Elas pegam a programação nacional, acrescentam alguns programas produzidos por elas e transmitem esse novo sinal para as casas da sua região e para as estações retransmissoras, que não produzem nenhum programa, mas levam mais longe a programação das afiliadas.

Cada um na sua Três tipos de estação compõem uma rede. Veja qual é o papel de cada uma

Geradoras

São as estações principais, que produzem todo o conteúdo nacional. A Rede Globo é dona de cinco geradoras - em Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo - mas a do Rio é a que centraliza o conteúdo produzido pelas demais

Afiliadas

Estão instaladas nas capitais que não têm geradoras e nas cidades medianas. Repassam o sinal de uma emissora, mas, por lei, precisam preencher uma parte da sua programação com conteúdo regional. A Globo tem 116 afiliadas, onde são produzidos os jornais locais, como MSTV, RSTV etc.

Retransmissoras

Localizadas nas cidades menores. Apenas repetem o conteúdo transmitido pelas afiliadas para que o sinal alcance todas as residências dentro da área de cobertura.

Segundo a ANATEL transmitir programação local no sinal de  retransmissão é crime. Nestes casos a ANATEL apreende os equipamentos e prende a pessoa responsável. Como já aconteceu em Patu com a Rádio FM que funcionava sem autorização da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário