domingo, 23 de outubro de 2011

ENEM 2011 - Dica Patu Notícia - Redação

Veja cinco dicas para fazer uma boa redação no ENEM 2011.

  • 1 - Dissertação e narração

    O candidato precisa saber a diferença entre dissertação e narração. "O texto dissertativo é aquele por meio do qual se faz comentário a respeito de uma questão em debate e o comentário é expresso de maneira direta por meio de conceitos e julgamentos. Diferente do texto narrativo, em que a opinião está implícita"
  • 2 -  Leitura da coletânea

    A prova de redação começa com uma leitura atenta da proposta. "O aluno costuma pegar um trecho isolado, que lhe é mais familiar, esquecendo que na proposta tudo é correlacionado. Tem que ler o que está na coletânea e não o que está na cabeça dele"
  • 3 - Posicionamento

    "É preciso assumir uma posição. O que se quer medir com isso é se o candidato já tem opinião própria, se tem capacidade de fazer uma reflexão personalizada"
  • 4 - Argumentação

    "É preciso argumentar bem. O argumento não é prova de verdade.  O argumento é bom quando tem relação com que pretende sustentar e quando é pouco refutável."
  • 5 - Capriche na linguagem

    Além da correção gramatical, o candidato deve organizar bem as frases. "Pegue a sua própria linguagem e escreva com capricho. Não tente usar termos que você desconhece."
Fonte: Francisco Platão Savioli, supervisor de gramática, texto e redação do Anglo Vestibulares

O Patu Notícia deseja BOA SORTE a todos!

Um comentário:

drlair disse...

Parabens Segundo. Espero que o seu blog continue prestando serviço a nossa juventude e a toda população patuense.

Postar um comentário