sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Consultor diz que turismo precisa inovar: “Necessitamos de novas idéias, como o disque-pizza”

O consultor Luiz Carlos Barbosa abordou ontem à tarde no Congresso da Abav o tema “Como tornar as inovações rentáveis”. 

Logo no começo da palestra, perguntou à platéia: “Alguém sabe quem inventou o disque-pizza? Ninguém sabe, mas foi uma inovação marcante, que tem sido copiada até hoje. Temos que buscar disque-pizzas no turismo”, ressaltou.

Barbosa disse que muitas empresas do setor de turismo sofrem do que qualificou como “efeito morfina”. “São atitudes que impedem o aprendizado, numa total indiferença às mudanças.” Outra recomendação do consultor diz respeito à necessidade de sair da zona de conforto. “Se você achar que está bem no mercado e não quiser evoluir, a concorrência pode lhe atropelar”, alertou.

Inovação, segundo ainda o palestrante, precisa estar intimamente ligada á informação. Ele cita pesquisa recente da Associação Brasileira de Resorts, na qual foi identificado que 51% dos turistas adquirem viagens através da internet, enquanto 28% ainda recorrem às agências. “Os números sugerem caminhos que passam pelas redes sociais e pelos mais modernos aplicativos tecnológicos, não acham?”

Entre exemplos de renovação no turismo, Luiz Carlos Barbosa citou como “vitoriosas” as camas sexy dos hotéis e os programas cada vez mais qualificados de lua-de-mel. “O exemplo mais interessante que vi ultimamente, porém, veio de uma companhia aérea européia que criou um voo exclusivo para transportar animais de estimação, que poderiam viajar acompanhados de seus donos. Achei genial”, comenta.

A revolução nos terminais aeroportuários, ainda segundo Barbosa, é exemplo vencedor de inovação no turismo. “Atualmente, você pode sair de um avião e em poucos minutos estar numa sala de reuniões. Isso é fabuloso. Empresas que atuam no segmento de turismo de negócios poderiam bolar outras facilidades nos aeroportos. Essas inovações seriam fundamentais”, destaca o consultor.

Da Tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário