segunda-feira, 29 de março de 2010

AGRICULTURA - Governo lança primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa no RN

O Governo do Estado lança, nesta terça-feira (30), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que será iniciada no dia 1º de abril, estendendo-se até o dia 30. O lançamento acontecerá durante a inauguração da Central de Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura familiar, que funcionará no bairro de Lagoa Nova.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Francisco das Chagas destaca que, em função da possibilidade do Rio Grande do Norte ser declarado, ainda no primeiro semestre, como área livre de Febre Aftosa com vacinação, é importante que os mais de 900 mil bovinos e bubalinos sejam vacinados. Para tanto, é necessário que os proprietários declarem a vacinação dos animais junto a uma unidade da Emater ou Idiarn mais próxima de sua propriedade. Sem a declaração, a vacinação não pode ser oficializada, o que, além de contar negativamente para os índices vacinais do Estado, pode acarretar multa ao proprietário.



É fundamental a participação dos criadores no processo de vacinação, já que o Rio Grande do Norte está próximo de ser considerado como área livre com vacinação. Esse status é que vai garantir, ainda mais, o desenvolvimento da nossa pecuária a partir da comercialização de animais. Foi a mudança de status que permitiu a realização, aqui em Natal, das exposições nacionais das raças bovina Sindi e ovina Santa Inês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário