terça-feira, 9 de março de 2010

Começa vacinação da gripe A

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe A (H1N1) começou ontem (08) em todo o Rio Grande do Norte. Os profissionais de saúde e indígenas são os primeiros a serem imunizados. Segundo o Ministério da Saúde, esses dois grupos somam aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, dos quais 80% devem ser vacinados até 19 de março. Ricardo Araújo foi um dos primeiros funcionários no posto de Nova Descoberta a receber a vacina.
A expectativa do Ministério é que sejam vacinadas ao todo 91 milhões de pessoas. “Profissionais da Saúde têm prioridade, porque precisamos garantir os serviços de saúde funcionando”, diz a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde do Hospital Walfredo Gurgel, Rosângela Morais.
Ao todo, serão cinco etapas de imunização, que incluem ainda as crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas que representam fatores de risco, além de diferentes faixas etárias. No posto de saúde de Nova Descoberta, o arquivista Ricardo Araújo foi um dos primeiros funcionários a receber a dose contra “gripe A”. “Já estava esperando”, disse.
Segundo a diretora da unidade, Solange Evangelista, o posto tem 64 funcionários e recebeu 70 doses. “A lista de funcionários foi enviada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”, explicou Solange. “A quantidade extra é porque é comum que haja alguma perda na aplicação”, complementou. Já no Hospital Walfedo Gurgel, foram solicitadas 1.800 doses, mas pela grande demanda de pessoas, só foram recebidas 600 vacinas nesta primeira etapa.
“Tivemos que recalcular e priorizar quem está na linha de frente no atendimento, porque a produção é menor do que os pedidos”, disse Rosângela Morais. Ao todo são cinco etapas para realizar a vacinação dos grupos seguindo a ordem de prioridade. A 5ª etapa encerra em 21 de maio.
A próxima etapa de vacinação inicia em 22 de março e segue até 02 de abril, destinada às grávidas, pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos de idade. Já de 05 a 23 de abril será a vez dos adultos saudáveis de 20 a 29 anos. De 24 de abril a 07 de maio, serão vacinadas as pessoas de 30 a 39 anos que não têm problemas de saúde.
Esses dois últimos grupos não estão incluídos na recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica a vacinação como necessária apenas para profissionais de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O Ministério da Saúde resolveu estender a imunização a adultos e bebês após consultas à comunidade científica e entidades de classe.
Fonte e Foto: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário