terça-feira, 3 de agosto de 2010

Candidatos ao senado "dividem" maiores colégios eleitorais

A disputa acirrada no Senado Federal também pode ser vista na distribuição da votação por município, no Rio Grande do Norte. De acordo com a pesquisa CORREIO DA TAR-DE/Fiern/Start, dos 36 municípios pesquisados, os três principais candidatos se equilibram na hora de se comparar os resultados.

O senador José Agripino (DEM) apareceu na pesquisa como o que mais venceu. Ele vence em 14, dos 36 municípios pesquisados. Destaque para Mossoró, sua terra-natal, o maior município onde ele aparece na frente.

O senador e também candidato à reeleição Garibaldi Alves Filho (PMDB) aparece na frente em 12 municípios. Garibaldi é o preferido dos eleitores do terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, Parnamirim, mas é o primeiro no cômputo geral.

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) vence em 10 municípios, mas em compensação Natal está na lista dos seus triunfos. Cerca de 25% do eleitorado potiguar fica na capital do Estado, o que incentiva a candidata.

Município

A análise do voto para o Senado por município só coloca mais lenha na fogueira dos números para o cargo que este ano terá duas vagas. A aproximação de Wilma de Faria (PSB) tem sido o fato novo na disputa.

Um detalhe importante é que o número de indecisos é muito alto em todos os municípios: fica em torno de 40% na maioria deles.

Distribuídos os resultados por regiões é fácil de ver a presença forte do senador Garibaldi Filho no Oeste e do senador José Agripino na região Metropolitana de Natal.

A ex-governadora Wilma de Faria, que em 2002 conseguiu vencer a disputa ao Governo graças à capital do Estado e sua região, hoje vê este campo minado pelos seus principais concorrentes.

Mas não há nada decidido ainda. A disputa para para o Senado vai ser decidida no detalhe. Quem errar menos, terá mais condições de conseguir sucesso nas urnas.


Fonte: Correio da Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário