sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SAÚDE - Ibama fecha abatedouro e multa prefeitura de Jardim de Piranhas

Responsável pelo estabelecimento, prefeitura foi multada em R$ 30 mil pelo Ibama.

O matadouro municipal de Jardim de Piranhas, a 287 quilômetros de Natal, foi embargado pelo Ibama nesta quinta-feira (12). De acordo com o Ibama, o estabelecimento não obedecia as condições mínimas de controle de poluição, como contenção de resíduos e efluentes, águas de lavagem e sangue dos animais, que eram lançados in natura nos córregos dos municípios.
Os fiscais que participaram da ação no abatedouro relataram que a higiene do local também era precária. Além do embargo, o Ibama também aplicou uma multa de R$ 30 mil à Prefeitura, responsável pelo abatedouro.

De acordo com o analista ambiental Luiz Eduardo Carvalho Bonilha, chefe do gabinete do órgão em Natal, o fechamento do matadouro faz parte da Operação Piranhas-Açu, que vai se estender durante as próximas semanas. O objetivo da operação é fiscalizar empreendimentos poluidores e também lixões irregulares.

“Desde 2009 sabemos que a situação de muitos municípios do vale é crítica. Houve Termos de Ajustamento de Conduta para permitir que esses estabelecimentos se readequassem, mas nem todos estão sendo cumpridos e por isso o Ibama está agindo com rigor”, explica Bonilha.

Ainda segundo o analista, a preocupação com a qualidade do Rio Piranhas-Açú vai muito além da questão ambiental. “O rio tem uma importância muito grande para a economia do semiárido do RN e milhares de pessoas se abastecem com suas águas. Se não barrarmos sua poluição colocaremos em risco a saúde e até os empregos do povo do Seridó”.

Patu Notícia: Se esse trabalhor for realizado em todo o Estado do Rio Grande do Norte muitas Prefeituras vão ter problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário