terça-feira, 31 de agosto de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Ipespe e Ibope apontam vitória de Rosalba no primeiro turno

A primeira pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) de intenção de votos ao Governo do Estado e ao Senado, divulgada ontem, mostra que o embate da eleição potiguar será definido no primeiro turno, com vitória da candidata da coligação "Força da União", Rosalba Ciarlini, com 58% dos votos válidos. Em segundo lugar vem o candidato da coligação "Vitória do Povo", Iberê Ferreira de Souza, com 26%. O candidato da coligação "Coragem pra Mudar", Carlos Eduardo Alves, está com 14%. A pesquisa Ipespe foi contratada pela rádio 96 FM de Natal.

Na sondagem estimulada, na qual os votos em branco e indecisos são computados, Rosalba Ciarlini aparece com 47%, contra 21% de Iberê Ferreira de Souza e 12% de Carlos Eduardo Alves.

Na sondagem espontânea, na qual o eleitor diz em quem pretende votar, Rosalba Ciarlini está com 37%. O governador-candidato aparece com 15%, e Carlos Eduardo, 9%.

Com relação ao Senado, os senadores Garibaldi Filho e José Agripino Maia, segundo os números do Ipespe, seriam reeleitos. Na soma dos 1° e 2° votos, Garibaldi Filho está na liderança, com 57%. Em segundo vem José Agripino, com 51%. A ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que tenta uma vaga ao Senado Federal, vem em terceiro lugar, com 38%. O candidato do PT, Hugo Manso, surge em quarta colocação, com 4%. Sávio Hackradt (PC do B) está com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

IBOPE

A terceira pesquisa Ibope, cujo resultado foi divulgado ontem pela InterTv Cabugi, mostrou, a exemplo dos números do Ipespe, que a eleição seria definida no primeiro turno.

A candidata Rosalba Ciarlini continua na liderança e apareceu com 45%. O governador-candidato Iberê Ferreira de Souza vem em segundo, com 25%. Carlos Eduardo Alves, em terceiro, está com 11%. O candidato Roberto Ronconi está com 1%. Votos brancos e nulos somaram 10%, e o percentual de indecisos chega a 7%. A sondagem foi realizada entre 27 e 29 deste mês e entrevistou 812 eleitores em todo o Estado.

Para o Senado, o quadro também continua sem alteração: o senador Garibaldi Filho está com 54%. O também senador José Agripino Maia seria reconduzido ao cargo, em segundo lugar, com 47%. A ex-governadora Wilma de Faria está com 40%.

Hugo Manso soma 6%, enquanto que Joanilson Rego aparece com 2%. Os demais candidatos estão com 1%. O percentual de votos brancos e nulos chega a 17%, enquanto que o de indecisos é de 13%.

Fonte: Defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário