quinta-feira, 12 de agosto de 2010

POLITICA - Candidatos expõem ideias para jovens eleitores durante sabatina

No dia do estudante, Rosalba, Carlos Eduardo e Vágner Araújo responderam aos questionamentos daqueles que se dedicam ao conhecimento.

Os três candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto expuseram suas propostas para a educação e juventude durante debate realizado nesta quarta-feira (11), dia do estudante, no Complexo Educacional Contemporâneo.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) foram os primeiros a conversar com os estudantes. O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que está em Brasília, foi representado na sabatina pelo candidato a vice-governador Vágner Araújo (PSB).

Primeira a dispor dos 40 minutos, Rosalba Ciarlini falou aos estudantes sobre o primeiro emprego. Ela assegurou que além de firmar parcerias com a iniciativa privada, vai usar toda estrutura governamental como campo de estágio remunerado.
A senadora aproveitou o espaço para assegurar que o ensino profissional será prioridade em sua gestão com a criação de dez núcleos e escolas técnicas. A senadora demonstrou preocupação com a qualificação dos jovens diante de um cenário de obras de infraestrutura (Zonas de Processamento de Exportação - ZPEs - e Aeroporto de São Gonçalo).

Questionada se manteria programas de governo, Rosalba respondeu com uma afirmativa. "Os [programas] que deram certo e sem mudar os nomes", garantiu. Porém, na hora de apontar "os que deram certo", o destaque foi para os aliados.

Rosalba disse que ampliará os programas do leite e das adutoras, ambos criados por Garibaldi Filho (PMDB), e o Proad, que dá incentivo à industrialização por meio do ICMS, criado por José Agripino (DEM).

Segundo a expor suas ideias para os estudantes, Carlos Eduardo Alves ressaltou a importância da educação. O pedetista assegurou que, se eleito, vai trabalhar para que toda escola tenha um laboratório de informática e uma biblioteca.
Para demonstrar que a meta é possível de ser alcançada, o ex-prefeito de Natal contou que, quando gestor, criou um laboratório de informática e uma biblioteca em cada uma das 28 escolas da capital do Estado. “O livro é essencial”, disse o candidato, ostentando que foi o gestor que mais editou livros.

Ainda na temática da educação, o pedetista prometeu construir escolas de 2º grau para atender aos jovens de 15 a 17 anos, investir na gestão escolar e restruturar o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores da educação. "É preciso investir nos professores", defendeu.

Carlos Eduardo entende que a educação deve estar associada à cultura. Neste setor, o ex-prefeito se recordou dos quatro encontros de escritores realizados na capital do Estado, além do "Natal em Natal".

Provocado pela platéia para que fizesse uma comparação entre sua gestão e a da atual prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), Carlos Eduardo teceu críticas à pevista. “Ela está sem projeto, sem rumo, sem prumo. Tenho pena de Natal, porque é uma cidade que está sofrendo. Fizemos uma grande obra para Natal que tentaram prejudicar, mas o natalense é inteligente”, avaliou.

Por fim, o candidato a vice-governador na chapa de Iberê Ferreira, Vágner Araújo, ressaltou a importância da educação como fator de transformação social. O peessebista se apresentou aos estudantes como uma pessoa simples, que veio do interior, estudou em escola pública e conseguiu chegar onde está hoje.
O representante de Iberê Ferreira destacou as transformações vividas pelo Brasil, que saiu da ditadura para a democracia. Vágner considera que o país está avançando com o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesse contexto, o candidato falou sobre a importância da manutenção parcerias e de programas voltados para a geração de emprego e distribuição de renda como, por exemplo, o Projovem, Primeira Chance, Proune e Bolsa Família.

Fonte e Foto:No Minuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário