quarta-feira, 11 de agosto de 2010

HOJE É DIA DO ESTUDANTE, DO ADVOGADO E DA TELEVISÃO.

DIA DO ESTUDANTE



Se você estuda, hoje é o seu dia! PARABÉNS pra você!



Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento. E já que você gosta de aprender coisas vamos falar um pouco da origem desse dia.



Você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto?



Porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento.



Cem anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos estudantes do país. Desde 1927 comemora-se essa data.



DIA DO ADVOGADO


O dia do advogado é também conhecido como o dia do pendura! É uma tradição entre os advogados comerem e beberem em restaurantes e bares e sairem de "fininho", sem pagar a conta. Mas como pode os profissionais que cuidam das leis, saírem por aí infringindo às leis?



Calma pessoal, vamos explicar melhor. Vamos voltar lá para época de Dom Pedro I. Após a independência do Brasil o país ganhou a suas proprias leis em 1824, quando foi redigida a primeira Constituição brasileira.



Mas, para quê constituição se no Brasil não havia profissionais na área jurídica? Foi por isso, que no dia 11 de agosto de 1827 o Imperador criou o primeiro o curso de Direito no país. Assim, nascia o tradicional Dia da Pendura. Todo o ano, os futuros advogados enchiam bares e restaurantes para comemorar o seu dia!


DIA DA TELEVISÃO
 
A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.



No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de Setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4.



Mas o dia para se comemorar a invenção desta, que é considerada a grande revolução no mundo das comunicações, é 11 de agosto, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara, nascida nesse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário