sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ATENÇÃO - Eleitor pode votar domingo apenas com documento com foto

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por oito votos a dois, derrubar a obrigatoriedade de o eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições deste domingo. A exigência havia sido imposta pela minirreforma eleitoral, aprovada em setembro do ano passado pelo Congresso Nacional, que estabeleceu como indispensável a apresentação do título de eleitor e de mais um documento oficial com foto no dia do pleito.

Agora, bastará ao eleitor levar um documento com foto - como identidade, passaporte, carteira de trabalho, de motorista ou de reservista - para ir às urnas. A decisão, porém, impede o voto apenas com o título, pois o documento eleitoral não tem foto.

A definição do STF atende a ação protocolada pelo PT, que contestou a legalidade da regra que tornou indispensável a apresentação da dupla documentação. O PT aponta a lei como inconstitucional e, nos bastidores da campanha, avalia que a exigência atrapalharia o desempenho da petista Dilma Rousseff nas urnas.

O julgamento foi iniciado na quarta-feira, quando sete ministros defenderam a suspensão da lei, antes de Gilmar Mendes pedir vista do processo. Nesta quinta, ele apresentou seu voto contrário ao pedido do PT. "Chamo a atenção para o viés político dessa propositura (...) a corte não pode se deixar manipular", afirmou. Os argumentos, porém, não convenceram os demais ministros a mudarem seus votos. Somente o presidente do STF, Cezar Peluso, acompanhou o voto de Mendes.

No julgamento, prevaleceu o entendimento firmado pela ministra Ellen Gracie, relatora do processo, que se posicionou pela exigência apenas de um documento com foto, o que exclui a necessidade de apresentação do título. "A regra é ofensiva ao princípio da razoabilidade e se afasta da razão que a norma visou buscar [de dar segurança na identificação do eleitor]", destacou Ellen.

No começo da sessão, Gilmar Mendes negou que sua decisão de pedir vista do processo tenha qualquer relação política. Reportagem publicada nesta quinta pelo jornal Folha de S. Paulo diz que o ministro teria pedido vista depois de ter falado ao telefone com o candidato à presidência do PSDB, José Serra, que defende a apresentação dos dois documentos nas eleições deste domingo.

"Hoje me surpreendi com notícia dizendo que o meu pedido de vista fora ocasionado por motivações político-partidárias. Obviamente, isso improcede em toda a extensão. Quem me conhece sabe muito bem que jamais me deixei pautar por interesses político-partidários", disse Gilmar Mendes, em plenário.

Do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário