quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SAÚDE - Outubro Rosa celebra mês contra o câncer de mama

A partir desta terça-feira (5), vários países do mundo ganham decoração em tons de rosa nos principais cartões postais para alertar a população sobre o combate ao câncer de mama.
Durante este mês será realizado internacionalmente o “Outubro Rosa”, movimento que prevê ações de diagnóstico precoce da doença que se manifesta com mais frequência entre as mulheres brasileiras.

No Rio Grande do Norte, o movimento é conduzido pelo Grupo Despertar, que trabalha com mulheres que tiveram câncer de mama, apoiando emocionalmente outras pacientes que estão em tratamento.

De acordo com os mais recentes dados divulgados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama ( Femama) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), 540 mulheres no RN são acometidas pela doença, dados de 2009. No Brasil, o número varia de 49 a 50 mil novos casos por ano, com destaque para a região sudeste que apresenta a maioria dos casos.

Segundo Maria Goretti Gusmão, volutária da Rede Feminina da Liga Norte-RioGrandense contra o Câncer, o Outubro Rosa é importante para lembrar, informar e divulgar a importância do diagnóstico precoce.
Outubro Rosa é importante para lembrar, informar e divulgar a importância do diagnóstico precoce.

Ela explicou que a mamografia é o exame principal para detectar o câncer e atenta que as mulheres a partir dos 40 anos devem procurar o mastologista para que o profissional defina qual a freqüência que o exame deve ser repetido. A análise também pode ser sugerida pelo ginecologista.

Maria Goretti lembra ainda que desde o dia 29 de abril de 2009 foi sancionada a lei 11.664 que garante à mulher fazer a mamografia de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Consideramos isso uma grande luta nossa, mas continuamos para tentar conseguir mais mamógrafos para o RN”, declarou.

Além da mamografia, as mulheres podem fazer em casa o auto exame, prática que consiste em verificar se há algum nódulo nas mamas, além de ficar atenta com qualquer vermelhidão nos seios. “Na hora do banho é ideal para fazer o auto exame e verificar se existe alguma anormalidade porque as mãos deslizam em contato com a espuma e fica mais fácil. Mas vale lembrar que nem todo caroço é câncer”, enfatizou.

No Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário