sábado, 2 de outubro de 2010

PESQUISA - Ibope aponta Rosalba com vantagem de oito pontos

Faltando apenas um dia para o primeiro turno das Eleições 2010, a candidata Rosalba Ciarlini (DEM) tem uma vantagem de 8 pontos percentuais sobre a soma dos demais adversários e seria eleita governadora sem a necessidade de segundo turno, segundo a última pesquisa Intertv Cabugi/Ibope, divulgada na noite de ontem. Ela manteve o mesmo percentual da pesquisa publicada pelo instituto em 23 de setembro, 49%, enquanto o segundo colocado nas pesquisas, o atual governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB), oscilou de 29% para 30%.

Carlos Eduardo Alves (PDT) permaneceu com 9% das preferências, Sandro Pimentel (Psol) 1% e Roberto Ronconi (PTC) voltou a ser citado, também com 1%. A diferença entre a primeira colocada e os demais candidatos caiu de 10% para 8%, em pouco mais de uma semana, mas variando dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais, ou para menos. Os indecisos somam 5% e os que pretendem votar branco ou nulo totalizam outros 5%. Os números estáveis ou com variações dentro da margem de erro indicam que as intenções de voto estão cristalizadas.

Levando-se em conta apenas os votos válidos, a representante da coligação “A Força da União” teria 54% do total, quatro pontos percentuais acima do necessário para se eleger em primeiro turno. Sem contar os votos brancos e nulos, Iberê de Souza ficaria com 33% e Carlos Eduardo Alves com 10%. O percentual da líder da pesquisa é o menor dos últimos quatro levantamentos do Ibope no Rio Grande do Norte, mas ainda está acima dos 53% registradas na pesquisa do dia 19 de agosto.

Na pergunta espontânea, quando os entrevistados são questionados sobre o candidato preferido sem que a lista de opções seja apresentada, o levantamento apontou uma preferência de 42% por Rosalba Ciarlini, contra 26% dos que responderam Iberê de Souza e 8% Carlos Eduardo Alves. Nesse quesito, Sandro Pimentel também alcançou 1%, mesmo percentual da soma dos demais candidatos. Em um possível segundo turno, Rosalba venceria Iberê por 55% a 36% dos votos e Carlos Eduardo por 61% a 26%. Já em uma disputa entre Iberê e Carlos Eduardo, o atual governador obteria 49% e o representante do PDT 29%.

Com relação aos números que terão de ser digitados amanhã nas urnas eletrônicas, o maior índice de “memorização” é dos eleitores da integrante do DEM. Dos que pretendem votar em Rosalba Ciarlini, 66% sabem que seu número é o 25. Dos partidários de Iberê, 56% reconhecem o número do candidato (40) e, entre os que declaram votar em Carlos Eduardo, menos da metade (44%) já sabem que devem digitar o número 12.

Por região, a maior vantagem da ex-prefeita de Mossoró está exatamente na que abrange essa cidade, a Oeste, onde ela obtém a preferência de 67% a 28%, no comparativo com Iberê de Souza, e Carlos Eduardo, ex-prefeito de Natal, atinge apenas 1%. Já no Agreste o atual governador alcança 44% dos votos, somente 4% a menos que a líder da pesquisa.

Em Natal está registrado o maior equilíbrio. Na capital Rosalba Ciarlini ainda é a preferida, com 31%, mas logo após vem Carlos Eduardo Alves, com 28%, e Iberê Ferreira de Souza (25%), todos tecnicamente empatados. A nova rodada da pesquisa Intertv Cabugi/Ibope ouviu 812 potiguares, entre os dias 29 e 30 de setembro, e foi registrada no TRE/RN sob o protocolo 28.274/2010.

No Tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário