segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dicas para não engordar mantendo a saúde em dia

Algumas pessoas não fazem dieta e mantêm o mesmo peso naturalmente. Mas ao contrário do que se imagina muitas vezes, essas pessoas não engordam com facilidade porque adotam práticas tão bem distribuídas ao longo do dia, que o que pareceria sacrifício não as incomoda porque são costumes bem estabelecidos no cotidiano.

Veja abaixo os nove hábitos mais comuns que podem tornar a dieta mais eficaz e também ajudar a quem está em forma a conservar o peso sem sacrifícios. Seguindo as orientações abaixo, você fica bem e mantêm a balança no mesmo lugar:

Durma cedo: ficar acordado até tarde faz perder a noção do tempo e da quantidade de alimento que se come. Além disso, há um desequilíbrio hormonal que afeta a saciedade.

Evite a ansiedade e o estresse: a ansiedade estimula a vontade de comer doces e gorduras. O estresse produz um desequilíbrio hormonal que provoca aumento de peso. Por isso, é importante o relaxamento e a atividade física.

Não fume: apesar de evitar o tabagismo ser muito importante e saudável, quem já fumou e deixou o cigarro pode ter momentos de grande ansiedade. Portanto, esse grupo especial de indivíduos precisa estar muito bem preparado e ter um bom planejamento de suas refeições.

Mexa-se: a inatividade física provoca menor gasto energético e maior deposição de gordura. Se você não pode ir a uma academia, faça um acordo com os amigos ou a família para se exercitarem também. Marque um dia, pelo menos, três vezes por semana para jogar vôlei, dar uma caminhada ou gastar meia hora fazendo alguma atividade física. Você vai se aproximar mais de seus amigos e familiares, enquanto a queima aquelas gordurinhas em excesso. Em um piscar de olhos todo mundo vai notar a sua perda de peso

Evite o excesso de sal: o consumo excessivo de sal pode causar retenção de líquidos e, portanto, ganho de peso.

Não pule refeições: se você pular refeições, tudo que vai conseguir é que seu metabolismo torne-se lento. A ingestão de alimentos a cada 3 horas é importante para manter o metabolismo equilibrado. Além disso, comer rápido reduz a sensação de saciedade que cria mais necessidade de alimentos.

Beba muita água: quem consume pouca água, também tem retenção de toxinas, o que pode engordar. E é importante beber água em vez de refrigerante. Refrigerantes são apenas calorias vazias, sem nenhum nutriente e muito açúcar. Em vez disso, leve uma garrafa de água com umas gotas de limão ou outra fruta que dê um gostinho bom.

Evite comer em pé: Sente-se e coma adequadamente. Você estará menos propensa a apenas "enfiar comida goela a baixo" sem prestar atenção.

Coma com mais qualidade: Fazer um lanchinho durante o dia é bom e não vai de forma alguma atrapalhar sua dieta, porém ignore aqueles alimentos que são pura gordura hidrogenada como batata frita e outras frituras. Estes tipos de lanches geram gordura e calorias e nada mais. Alimentos como estes são proibidos em qualquer dieta.Comer fibras, alimentos ricos em fibras são os alimentos que produzem saciedade, contribuindo com poucas calorias e muitos antioxidantes que melhoram o metabolismo.

Todos esses hábitos podem influenciar na eficácia de uma dieta, mas também podem causar ganho de peso. Essas são dicas destinadas exclusivamente para quem teme engordar seguindo a mesma rotina e quer manter a saúde. Por isso, é importante considerar uma dieta para perder peso como um tratamento bem mais complexo, que precisa de acompanhamento de um especialista para a prescrição de uma solução completa.
Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário