terça-feira, 26 de abril de 2011

Estudos online reforçam chances dos candidatos

Nem todo concurseiro que passa os dias na frente do computador é um estudante relapso. Muito menos aqueles que vivem uma vida paralela nas redes sociais online estão fugindo da responsabilidade e do aprendizado. Atualmente, no mundo dos concursos púbicos, a Internet se transformou em uma plataforma que oferece infinidades de opções para quem não frequenta cursinhos e mesmo para aqueles que querem reforçar em casa o aprendizado de sala de aula.

Notícias, dicas, vídeo-aulas, provas resolvidas, questões comentadas, simulados gratuitos, apostilas pagas. Não faltam opções na Internet, mas alguns cuidados são sempre fundamentais. É necessário conhecer a origem e a credibilidade do material disponibilizado na “grande rede”, bem como não se deixar perder em meio a tantas informações, nem correr o risco de baixar vírus de computador. Tomando essas precauções, o estudante só tem a ganhar com os estudos online.

A advogada Katianne Pereira sabe bem disso. Ela foi aprovada para um cargo de nível médio no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RN), mas enquanto espera ser chamada já decidiu focar os estudos para o TRT de Pernambuco, onde irá disputar uma vaga de analista, em nível superior. Boa parte de seu aprendizado foi construído na frente de um computador.

“Acho muito proveitoso estudar na Internet”, afirma. Ela costuma responder questões de provas antigas para ir testando os conhecimentos e também participa de fóruns específicos e comunidades no Orkut.  Katianne lembra que a maioria dos cursinhos é teórico e, mesmo quando oferecem turmas específicas de resolução de questões, é difícil conseguir uma avaliação individual do próprio desempenho.

Ela frequentou cursinhos, mas nunca abriu mão do estudos pela Internet. Diariamente, reserva até quatro horas para esse aprendizado na frente da tela do computador.

“Muitas vezes a pessoa não tem tempo, ou mesmo dinheiro para frequentar um cursinho, e aí tem de optar se vai se preparar em casa, ou nas aulas. Nessa hora, os estudos pela Internet são uma alternativa que certamente ajuda bastante”, aponta.

Opções online - Saiba onde e como  procurar na internet conteúdo de estudo para os concursos

Orkut

Há milhares de comunidades voltadas para quem pretende realizar concursos públicos. Um exemplo são as voltadas para o concurso do INSS, cuja data de realização ainda nem foi confirmada. Uma dessas já reúne mais de 30 mil pessoas. Na comunidade “Concursos Públicos para 2011”, são 104 mil candidatos trocando informações sobre o assunto.  Comum a abertura de comunidades específicas por cargo ou mesmo de tópicos destinados a temas especiais. 

Downloads

Portais, sites e blogs oferecem download de apostilas, livros ou cursos completos para determinados concursos. No “Google Books”, por exemplo, é possível visualizar parcialmente, ou até mesmo por completo, algumas obras exigidas nas provas. Já nos sites de downloads há a alternativa de realizar buscas e encontrar material importante para quem quer acrescentar novos conteúdos às aulas, ou mesmo quem não tem opção de frequentar cursinhos. Atenção para a origem do material “baixado” da Internet, muitas vezes o candidato acaba fazendo download de apostilas de concursos anteriores, com conteúdo desatualizado. O cuidado com os vírus de computador deve ser constante. Links já testados por outros candidatos são os mais indicados. Na dúvida, não clique.

Sites de cursinhos

Muitos cursinhos já aderiram ao “mundo virtual” e oferecem cursos completos pela Internet, geralmente pagos, ou mesmo algumas aulas gratuitas.  

Portais

Muitos portais de Internet oferecem dicas e orientações a respeito de concursos públicos. Em sites como o da TRIBUNA DO NORTE (www.tribunadonorte.com.br) é possível acompanhar notícias sobre o assunto, acessar blogs exclusivos sobre o tema (TN Concursos) e ler matérias a respeito das novidades na área. Geralmente, os portais online servem como porta de entrada dos concurseiros, que ficam sabendo das novidades e podem se informar do andamento dos processos seletivos.

Provas

Muitos portais, sites e blogs oferecem o download de provas e gabaritos de concursos anteriores. Quem quer garantir a credibilidade do material, é possível baixar inclusive o gabarito oficial, direto das páginas das organizadoras, como o Cespe/UnB, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Cesgranrio. Procurar provas da mesma “banca” que irá aplicar o concurso é um conselho geral dos professores.

Grupos de Discussão

Concurseiros que se conhecem em fóruns ou comunidades e que possuem interesses semelhantes formam grupos de estudos, que tanto podem funcionar presencialmente, marcando-se reuniões em grupo, ou preferencialmente à distância, através de ferramentas online de comunicação em grupo.

Logística

As redes sociais na Internet permitem aos candidatos buscar informações sobre locais de provas, receber orientações sobre opções de hospedagens, dividir despesas com viagens e até mesmo saber como funciona o trabalho em determinada instituição.

Youtube

Cursinhos e professores disponibilizam “miniaulas” ou séries de dicas, nas quais os estudantes podem ter acesso a orientações gerais sobre as disciplinas mais comuns dos concursos públicos.

Fóruns

Sites como o PCI, o Concurseiros e o Correio WEB reúnem diversos espaços de discussão sobre concursos, disciplinas específicas e cargos em geral. Os internautas trocam dicas de estudos, aplicam simulados, tiram dúvidas e debatem entre si. 

Google

As ferramentas de busca na Internet costumam ser discriminadas pelos estudantes, devido ao grande volume de material oferecido e a dificuldade de selecionar conteúdos eficientes e direcionados à área desejada. Porém, se houver cuidado na escolha é possível conseguir ajuda e encontrar fontes relevantes de informação através do Google, Yahoo e outros buscadores.

Relaxamento

Além de funcionarem como espaço de troca de informações e de aprendizado, as redes sociais na Internet também servem para os concurseiros desabafarem e compartilharem medos e angústias. Muitos participantes das comunidades e fóruns revelam ansiedade e dividem com os colegas e concorrentes a apreensão sobre os editais, a concorrência, as provas e até mesmo os resultados e a convocação.

Da Trubunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário