segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cem dias do Governo da Rosa

A governadora Rosalba Ciarlini concedeu coletiva de imprensa para apresentar um balanço dos cem primeiros dias de gestão. Os secretários de estado estiveram presentes. “Cem dias não bastam para avaliar uma administração que durará quatro anos. Haverá agora muito mais cobranças. Caberá a nós dizer e, mais do que isso, mostrar que é possível fazer melhor”, afirmou. A governadora voltou a citar as dívidas e as mais de 100 obras paralisadas.
júnior santosRosalba Ciarlini, governadora do Estado, concede entrevista coletiva para apresentar balanço dos cem primeiros dias de gestão 
Rosalba Ciarlini, governadora do Estado, concede entrevista coletiva para apresentar balanço dos cem primeiros dias de gestão


Rosalba disse que as dívidas encontradas, que somavam mais de R$ 800 milhões, levaram o estado a estabelecer prioridades. Como resultado, não colocou em prática todas as ações que pretendia. "Tivemos que trocar o pneu com o carro em movimento". Um dos problemas citados foi a questão da educação. Rosalba anunciou a realização de um Plano Estadual da Educação para tratar desta área. As aulas nas escolas estaduais voltaram e algumas escolas ou estavam em obras ou sem professores.


Além de garantir que o Executivo fez um esforço grande durante os 100 dias para garantir a contrapartida de algumas obras estruturais, entre elas, a estação do baldo, Rosalba falou do descrédito geral em relação a Copa do Mundo e garantiu que Natal sediará o Mundial. "Vamos ter a Copa. Isso posso dizer".


A governadora falou sobre todas as áreas do Governo e apontou como pastas prioritárias Saúde, Segurança e Educação. Questionada sobre o que realizou nesses cem dias de governo para resolver problemas de infraestrutura e logística, a governadora afirmou que retomou várias obras estruturantes paralisadas desde a gestão passada, licitou a construção dos dois túneis e o viaduto do prolongamento da Prudente de Morais, elaborou o projeto básico da reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire, retomou as obras na estrada de Pipa.

De acordo com a governadora, nos próximos meses o Executivo vai aumentar a retroárea do Porto de Natal, instalar um Terminal Marítimo de Passageiros e tentar agilizar a relocação da comunidade do Maruim. Encaminhará um projeto de lei a Assembleia Legislativa para incentivar o uso do porto, construirá conexões de acesso do porto a ferrovia, reformará a linha férrea que sai de Natal e vai até Ceará Mirim, para facilitar o escoamento da produção e transporte de equipamentos, como os necessários para instalação dos parques eólicos.

A governadora também afirmou que construirá um viaduto próximo ao Terminal Pesqueiro, para escoar a produção e permitir a entrada e saída de carretas. Em Ceará Mirim, o governo pretende construir uma espécie de 'porto sem água' para abrigar os containers. Ela também citou a instalação do VLT, a retomada das obras do Complexo Viário da Abolição, em Mossoró, e a licitação de linhas de conexão ao complexo industrial de Baraúnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário