quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sessão da Câmara Municipal de Patu

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (27) mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Patu após duas sessões sem acontecer. Compareceu a sessão sete dos nove vereadores da casa. Os vereadores faltosos foram a Vereadora Margarida de Aquino (DEM) por motivo de Saúde e o Vereador Alexandrino Suassuna por motivos particulares, ambos justificados pela presidência da Câmara Municipal.

Na sessão foram votados ou apreciados cinco Projetos de Lei e sete requerimentos. Dos Projetos de Lei o primeiro é para dar nova redação ao artigo segundo da Lei Municipal numero 202/2007, que dispõe sobre a criação do Conselho do FUNDEB de autoria do Executivo Municipal, este projeto foi aprovado sem análise das comissões, a justificativa segundo a Presidente da Câmara era a urgência da matéria. Outro Projeto de Lei aprovado foi de autoria do Vereador Fco. Figueiredo da Silva (DEM), reconhecendo de utilidade pública a Associação Comunitária da Comunidade Periquito no sítio Mundo Novo, os outros três Projetos de Lei foram colocados em apreciação pelas comissões. Um que dá nova redação ao artigo 94, caput e suprime o artigo 96 da Lei Municipal nº 111/2002, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos; já o outro dispõe sobre a instituição da Tribuna Popular nas Reuniões Plenárias da Câmara Municipal de Vereadores de Patu; e o último da nome ao Matadouro Público do Município de Patu: Manuel Raimundo da Silva (Manuel Grande).

Os sete requerimentos foram os seguintes: o primeiro Solicita da Prefeitura de Patu, que sejam colocadas lâmpadas e luminárias nos 26 postes colocados pela COSERN, no ano de 2008 na Rua Lauro Linhares no bairro da Estação, e nos seis postes da Rua Olegário Dorotéia Dutra no Bairro do Cemitério. Outro requerimento também solicita da Prefeitura de Patu a conclusão do calçamento da Travessa João Solano e da Rua Aristides Inácio até a cerca da propriedade de Nival Lira. Outro solicita da administração municipal solução urgente para o prédio do desativado Açougue Público de Patu, que está em ruínas e pode desmoronar a qualquer momento. Outro requerimento solicita da Secretária de Saúde, a implantação do Conselho Municipal de Políticas das Ações de Combate as Drogas, já criado há oito anos em Patu. Outro requerimento solicita da Secretária de Educação a restauração da Escola Municipal da Comunidade Timbaúba que está sem condições de funcionamento. Outro requerimento solicita da Secretaria de Obras a pintura das lombadas na Av. Lauro Maia, Rafael Godeiro e Antonio Suassuna. Para finalizar os vereadores presentes aprovaram Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Francisca Pereira da Silva, conhecida como dona Chiquinha esposa do saudoso Tabelião Sr. Dino Suassuna e mãe do Vereador Alexandrino Suassuna (Xanxan). Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes.

Destaques:

O Vereador Fco. Figueiredo (DEM) criticou a Prefeitura por não ter a ação de apoiar os pequenos agricultores com o corte de terra pelo segundo ano consecutivo, o vereador também criticou a não distribuição de peixe para a comunidade mais pobre na Semana Santa e o fechamento das Secretarias de Cultura, Museu Municipal e Secretaria de Turismo e Meio ambiente recém inauguradas pela Prefeitura na festa de aleluia.

Já a vereadora Lurdes Leão (PCdoB) além de criticar o fechamento do museu e das secretarias recém inauguradas, já que tem secretários e auxiliares recebendo para trabalhar e não estão dando experiente, reclamou da falta de atenção da prefeitura com os buracos nas estradas da zona rural e na cidade.

O vereador Mamá (PPS) cobrou da Prefeitura a limpeza da cidade e das estradas da zona rural que está um caus, e segundo ele tem mato por todos os lados.

Maria Helena Gentil (PPS), Presidente da Câmara, disse que a zona rural do município de Patu está abandonada e que a Prefeitura precisa urgente tomar as providências.

A vereadora Lucélia Ribeiro (PT), cobrou o cumprimento da lei e do acordo, com relação ao pagamento do Piso dos Professores, segundo ela a lei tem que ser cumprida, ela cobrou também o ônibus para o transporte escolar , que o dinheiro está na conta da Prefeitura e até agora o veículo não chegou à cidade e falou também sobre a importância do Projeto de Lei que deve criar a Tribuna Popular, onde a comunidade terá espaço nas Sessões da Câmara para fazer cobranças e solicitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário