sábado, 2 de abril de 2011

Energia ficará 11,60% mais cara no Rio Grande do Norte

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) vai atualizar a tarifa de energia aplicada aos consumidores do Rio Grande do Norte no próximo dia 22 de abril.

A informação encontra-se alinhada de acordo com o calendário de reajustes anuais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O reajuste implicará em um impacto médio para o 
consumidor da ordem de 11,60%. As empresas encaminham à Aneel uma solicitação de reajuste, que é analisada pela Companhia, que define os percentuais a serem atualizados.

Além da Cosern, outras dez distribuidoras farão atualizações nos índices das tarifas, segundo o calendário.

São elas a Companhia Energética de Minas Gerais S/A (Cemig), Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL -SP), Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S/A (Enersul), AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A, Usina Hidro Elétrica Nova Palma Ltda (Uhenpal), Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Energisa Sergipe - Distribuidora de Energia S/A (ESE) e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

O reajuste das tarifas é um dos três mecanismos de modificação das tarifas previstos nos contratos acordados entre as concessionárias e a União.

Segundo a Aneel, a medida tem o objetivo de equilibrar econômica e financeiramente as concessões.
Os outros mecanismos são a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e a Revisão Extraordinária.

Segundo a Aneel, as três ferramentas são utilizadas para fazer com que a tarifa de energia seja justa aos consumidores e suficiente para cobrir custos do serviço com nível o de qualidade estabelecido pela Companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário